Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Xanadu: software que originou termo "hipertexto", é lançado após 54 anos

Enviado por André (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“O filósofo e sociólogo norte-americano Ted Nelson, de 76 anos, criou o termo “hipertexto” em 1963 para descrever como funcionava uma plataforma de computação em que ele trabalhava, chamada Xanadu. Usada para identificar as partes de textos que levariam às fontes oficiais, a expressão se popularizou e, anos mais tardes, passou a caracterizar os links que conduziriam a outras páginas na internet. O software Xanadu, por outro lado, só ganhou vida 54 anos depois, em abril deste ano.

“[Xanadu] Isso sempre foi muito mais ambicioso, propondo uma inteira forma de literatura onde os links não quebram como uma versão modificada, onde documentos podem ser comparados de perto lado a lado, além de anotados, onde é possível ver as origens de todas as citações, e que é um sistema válido de direitos autorais –um arranjo literário, legal e econômico—para menor fricção e citações não negociadas de qualquer forma e em qualquer quantidade”, escreveu Nelson no site do projeto.

Apesar de o Xanadu ter saído do papel depois de 54 anos, seus criadores acreditam que ainda podem competir. O alvo é o PDF, formato desenvolvido pela Adobe. “Nós ferramos tudo em 1980, e perdemos nossa chance de ser o hipertexto da rede mundial (a web preencheu esse nicho). Entretanto, nós podemos ainda competir com o PDF, que simula papel ao mostrar as conexões no texto”, diz o Projeto Xanadu.” [referência: g1.globo.com]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados