Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Softwares e Games Educacionais: Panorama atual

Enviado por Marcelo (marcelo_eng_uspΘoutlook·com):

“Há muito tempo que Educadores e profissionais ligados à Educação buscam formas de tornar o aprendizado uma experiência lúdica. Em busca deste objetivo, nestes últimos anos foram realizadas várias tentativas e experiências aplicando métodos educacionais não convencionais.

Entre estes novos métodos, devido ao aumento do acesso às novas tecnologias, Softwares e Games Educacionais e/ou Educativos têm sido alvo de grande interesse por parte dos alunos e Educadores.

O interesse em aplicativos educacionais, games educativos, softwares e sistemas inteiros voltados à educação não são exclusivos das pessoas que fazem uso diretamente deles. Atualmente empresas ligadas à Tecnologia da Informação e governos tem dedicado muita atenção a este tema. Do lado das empresas de hardware existe interesse em vender computadores e dispositivos móveis, e diante disso o governo responde com programas como o Guia de Tecnologias ( que visa oferecer aos gestores educacionais ferramentas que os auxiliem na aquisição de materiais e tecnologias a serem usadas nas escolas públicas brasileiras) e o programa do Ministério da Educação que visa a distribuição de tablets educacionais para escolas públicas com apoio do FNDE – com portal dedicado e tudo mais – (vale a pena dar uma conferida).

O que podemos observar é que o Brasil caminha nessa situação, com diversos incentivos governamentais para equipamentos. Mas simultaneamente, não existem softwares que atendam de fato às necessidades dos usuários, neste caso, educadores e alunos. A fim de diminuir custos, gerar praticidade e permitir a realização de publicidade como uma empresa ecologicamente correta, o que costuma ser encontrado são …” [referência: angularlabs.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados