Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Privacidade: nova carteira de identidade da Nigéria inclui um cartão de débito MasterCard

O governo da Nigéria está implantando um documento único para identificação dos seus cidadãos, servindo não apenas como registro geral, mas também para identificação de cada nigeriano como contribuinte, motorista e outras atividades que dependem de autorização ou controle do Estado – e esse documento vai incluir uma carteira digital para funcionar como cartão de débito, operada pela MasterCard.

Vários países têm ou tiveram planos semelhantes: no Brasil, por exemplo, desde a década passada há a intenção de implementar um documento unificado na forma do registro de identidade civil (mas sem cartão de débito embutido).

Um selo obrigatório na mão de todas as pessoas, pequenos e grandes, ricos e pobres, que serve como substituto do dinheiro e para o controle da submissão da população, é uma preocupação atual das entidades de defesa da privacidade on-line, mas consta até mesmo na mitologia de religiões milenares.

Essa alegoria religiosa frequentemente é associada a documentos com identificação biométrica pela impressão digital, mas também a documentos de identificação que sirvam também como substitutos do dinheiro e de outros meios de troca que sejam "ao portador".

Ao descrever os objetivos do projeto, o representante do governo nigeriano incluiu a meta de construir uma sociedade sem papel-moeda. Operado pela MasterCard e com adesão obrigatória, trata-se de um exemplo a ser estudado pelos pesquisadores da relação entre os meios digitais e a privacidade. (via beta.slashdot.org - “New Nigerian ID Card Includes Prepay MasterCard Wallet - Slashdot”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados