Placa Jetson TK1 da Nvidia pode ser usada em um “PC Gamer” com Linux
Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):
A TK1 é uma placa “pelada” que contém todos os principais componentes de um computador pessoa, de forma similar à popular Raspberry Pi. Mas o desempenho está na casa dos 300 Gigaflops, e a Nvidia afirma que ela poderia ser usada como um PC para jogos compatíveis com a arquitetura ARM e o sistema operacional Linux.
O desempenho vem de 192 núcleos de processamento gráfico baseados na arquitetura Kepler. A GPU é similar às usadas no segundo supercomputador mais rápido do mundo, o Titan, que tem um desempenho de pico entre 17,6 e 27,1 petaflops de acordo com a Top500, que a cada seis meses compila uma lista com os 500 supercomputadores mais rápidos no mundo. A placa pode ser usada para prototipar aparelhos e testar aplicações como entretenimento veicular, visão computadorizada, vigilância ou dispositivos médicos que precisam de processamento de imagem em tempo real, disse Jesse Clayton, o gerente de produto da Jetson TK1.
A TK1 também poderia ser usada como um PC para games, embora seja necessário um certo trabalho para “portar” os jogos, o que teria que ser feito por seus desenvolvedores. A Nvidia oferece uma versão do Linux para sua placa baseada no Ubuntu 14.04, mas a maioria dos jogos para a plataforma AMD foi projetada para dispositivos móveis rodando o Android.
“O TK1 se comporta como uma grande GPU. Se você quiser desenvolver um jogo para ARM e Linux, pode”, disse Clayton.” [referência: revista.espiritolivre.org]
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados