Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

O que está por vir no openSUSE 13.2

Enviado por Alexandre Vicenzi (vicenzi·alexandreΘgmail·com):

“Faltam apenas 12 dias para o lançamento oficial do openSUSE 13.2 e nada melhor do que dar uma espiada no que está por nesta nova versão.

O openSUSE 13.2 já vem com a última versão do GNOME, que é a 3.14. Nesta versão do GNOME foram feitos vários ajustes para melhorar a experiência do usuário, incluindo melhorias no gnome-shell e suporte a multi-touch.

Digitar algo na pesquisa do gnome-shell agora trará resultados para arquivos, documentos, notas, contatos, fotos e ainda fará cálculos (digite 22/7 e veja você mesmo).

O Totem, player de vídeo padrão, foi completamente remodelado. Agora ele mostra uma lista de vídeos em sua home e permite alternar para uma lista de canais de vídeo on-line com apenas um toque de um botão. Os controles de reprodução são agora apresentados como uma barra de ferramentas flutuante que se esconde automaticamente quando você não precisa dele, permitindo que o vídeo em reprodução possa ocupar toda a tela.

O GEdit está com um novo visual, fazendo uso das mais recentes tecnologias do GTK+, incluindo uma barra de cabeçalho e um intuitivo botão pop-over "Abrir" que permite abrir documentos recentes. O GEdit mantém todo o seu poder e recursos de versões anteriores, mas agora com uma bela interface compacta.

Aplicações como Relógios, Tempo e Mapas agora possuem o apoio de geolocalização por padrão, detectando automaticamente a sua localização atual e apresentando informações referentes ao local onde você está.

O Mapas (disponível na versão 3.14.1) estava disponível apenas como um preview técnico no openSUSE. Agora ele recebeu novas funcionalidades, principalmente a de ser capaz de mostrar as direções para o curso e a capacidade de alternar entre a visualização do mapa padrão e uma visão de satélite.

O Polari e o Music são os novos aplicativos padrão para IRC e gerenciamento e reprodução de músicas. O Polari substitui o xchat e o Music substitui o Rhythmbox, aplicativos padrão até a versão 13.1. O xchat e o Rhythmbox ainda estão disponíveis para instalação.

Eu particularmente estou ansioso para testar esta nova versão, e você? Via openSUSE.” [referência: blog.butecopensource.com]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados