Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

O driver de Schrodinger: AMD considera estratégia que unifica (ou não) seus drivers proprietário e aberto

Em um evento voltado ao mercado de jogos, a AMD anunciou o novo modelo de disponibilização de seus drivers que – talvez surpreendentemente – pode trazer benefícios tanto para quem prefere o driver proprietário quanto para quem prefere o driver open source para as placas gráficas da marca.

A ideia é simples de descrever: o driver open source continuaria a existir normalmente, e o driver proprietário seria modificado para extirpar dele os trechos que também existem no driver open source. A parte que sobrar no driver proprietário (ou seja, a parte que o driver open source não implementa) será alterada para poder ser carregada no espaço do usuário, sem precisar continuar a existir um trecho proprietário como parte do kernel em si.

Haver apenas um kernel (e open source!) servindo tanto para o modelo aberto quanto para o modelo proprietário de desenvolvimento da AMD poderia ampliar o potencial de colaboração com desenvolvedores e disponibilização das melhorias, mas resta verificar se o impacto das mudanças necessárias para que isso aconteça não vai inviabilizar a iniciativa. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] AMD Is Exploring A Very Interesting, More-Open Linux Driver Strategy”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados