Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Novo firmware da EFF quer abrir acesso público a roteadores WiFi dos usuários, para defender a privacidade

Compartilhar o acesso ao seu roteador com estranhos pode gerar incomodação caso esses estranhos pratiquem algum comportamento que atraia negativamente a atenção das autoridades e estas, a partir de um registro de endereço IP, causem inconvenientes a você.

Essa é uma razão comum para não abrir acesso público em roteadores sem fio – mesmo nos roteadores que isolam o tráfego e priorizam o acesso de usuários "da casa".

Mas a EFF, cuja missão é defender liberdades civis na Internet, é uma das entidades contrárias a essa prática de associar endereços IP a indivíduos – que as normas e práticas jurídicas cada vez mais adotam como se fosse uma identificação segura –, e quer usar justamente o compartilhamento de roteadores para isso.

Para isso, ela está desenvolvendo um firmware para prover isolamento de tráfego e priorização para usuários locais em roteadores populares que não contam com esses recursos, e adere a uma campanha para incentivar o compartilhamento aberto não apenas porque é uma boa prática comunitária, mas também porque – se for largamente adotada – terá esse efeito positivo à privacidade dos usuários. (via arstechnica.com - “New open-source router firmware opens your Wi-Fi network to strangers | Ars Technica”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados