Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Membro do CGI.br alerta sobre o IPv6: 'Nossa privacidade pode estar em risco'

Demi Getschko, descrito pela matéria da Agência Brasil como membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e que também é ou nos últimos 5 anos já foi integrante dos órgãos diretivos e consultivos do ICANN, NIC.br e Telebrás, deu uma palestra combinando os temas da substituição do IPv4 pelo IPv6 e das ameaças à privacidade.

Trecho da matéria:

O cientista cita medidas como a que permite a escolha de um endereço válido para esconder vários outros endereços inválidos na internet, como os IPs usados nas redes domésticas por computadores e smartphones. Na prática, são endereços reservados para o usuário internamente, mas que não são visíveis externamente. Então, todo mundo pode usar vários IPs, teoricamente invisíveis para o ambiente externo em casa, mas precisará de um outro endereço (IPv4) válido para fazer a conexão com a internet.

“Tudo estará ligado, com as coisas boas e ruins que isso traz. As boas coisas, de que todos falarão: conforto para todo mundo e conectividade ampla. Coisas ruins? Privacidade em alto risco. Tudo que você faz pode ser conhecido. Tudo que seus equipamentos fazem entre si poderá ser passado para outros equipamentos. São coisas complicadas. Nossa privacidade pode estar em risco”, alerta Getschko, que participou, em dezembro, de um seminário em João Pessoa.

De acordo com Gestschko, com a nova geração de IPs, um televisor, por exemplo, poderá estar conectado ao fabricante e, quando pifar, poderá ser consertado remotamente. Mas, por outro lado, não se sabe o que o fabricante fará com os dados coletados, como suas preferências, os programas e horários, entre outras possibilidades.

No link a seguir você encontra a reprodução da nota. (via tecnologia.ig.com.br - “'Nossa privacidade pode estar em risco', diz cientista - Tecnologia - iG”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados