Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Malware ‘auto-replicável’ invadindo roteadores série E da Linksys

Via info.abril.com.br:

Pesquisadores do Sans Institute divulgaram a descoberta de um ataque um tanto diferente que está afetando roteadores Wi-Fi da Linksys. A ameaça consiste em um malware “auto-replicável”, que infecta os aparelhos através de uma provável vulnerabilidade que permite a execução de código, de acordo com o ArsTechnica.

Segundo o site, depois de infectar um dispositivo, o malware procura pela internet outros aparelhos similares – e igualmente vulneráveis – para se espalhar. O CTO do Sans Johannes B. Ullrich afirmou à página que, apenas nos EUA, cerca de 1.000 casos foram confirmados em roteadores da linha E da Linksys, que inclui os modelos E1000, E1200 e E2400, por exemplo. No mundo todo, no entanto, o número pode ser bem maior.

(...) Conforme mostra o site, a brecha aproveitada pelo ataque aparece na comunicação com o protocolo de administração de redes domésticas (o HNAP, na sigla em inglês). Ele é utilizado por provedores para acessar remotamente roteadores em casas e escritórios, e esse não é o primeiro bug encontrado no sistema. O worm usa o HNAP para encontrar outros roteadores vulneráveis da Linksys, e se espalha, independente de senhas, através de uma vulnerabilidade em um script CGI.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados