Linus Torvalds também tem uma opinião sobre o systemd
Nas últimas semanas tivemos por aqui notícias sobre manifestações bastante extremadas a respeito do systemd: seus proponentes essencialmente querem modificar a organização das distribuições e a forma como os aplicativos localizam as bibliotecas e outras dependências, enquanto seus oponentes querem organizar um boicote às distribuições que o usam.
Agora o ITWire perguntou a Linus Torvalds o que ele pensa a respeito, e ele começou esclarecendo: tem opiniões fortes sobre muita coisa, mas não sobre isso.
Embora Linus tenha tido discussões públicas com mantenedores do systemd, ele não tem nada radicalmente contra o sistema, e o usa em seu próprio desktop.
Sobre os argumentos de quem se opõe ao systemd, Linus acha que os sempre mencionados "ideais originais do Unix" são mais uma questão de opinião do que uma expressão da realidade, e a proposta de "fazer só uma coisa e fazê-la bem" se aplica a muitos componentes clássicos, mas não a tudo que existe em um sistema moderno: um exemplo mencionado por ele, de ferramenta clássica que foge a esse conceito, é o Emacs.
Ele também não gosta da ideia de logs em formatos binários, mas acredita que isso seja um detalhe. E acha que não se aplica a ideia de que o systemd cria um ponto único de falha capaz de tirar o sistema inteiro do ar quando não funcionar, pois já há outros assim, incluindo o próprio kernel e a glibc.
Ele também não vê nada de novo nessa guerra ácida entre proponentes e oponentes: mencionou a guerra similar (e anterior ao sucesso do Linux) entre defensores do SysV init e do BSD init, os debates entre fãs de cada ambiente gráfico, e entre os defensores de licenças GPL e BSD, na virada dos anos 80 para os anos 90.
Ele acha bom que se estude a proposta (que mencionei no parágrafo inicial) de repensar a organização e o empacotamento das distribuições, porque os problemas mencionados são bem reais – mas ele acha cedo para dizer se a proposta em questão os resolve ou não. (via www.itwire.com - “iTWire - Torvalds says he has no strong opinions on systemd”)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados