Linus Torvalds critica os pacotes binários do Linux, e diz que a Valve pode salvar o desktop
Participando como palestrante na DebConf, Linus Torvalds falou sobre vários assuntos, e um dos que chamou a atenção é sobre a situação dos pacotes binários para Linux – segundo ele, isso não existe: o que existe são pacotes binários para Fedora 19, para Fedora 20, para o Debian, etc.
Ele exemplificou com o aplicativo que ele mesmo mantém, o Subsurface – ele oferece um binário para as versões atuais do OS X, outro para as do Windows, mas nenhum para distribuições Linux – os interessados que são usuários destas precisam instalar a partir dos fontes, ou de pacotes feitos por terceiros. Ele explicou, usando 2 palavrões na mesma frase, o que pensa sobre o grau de dificuldade de manter, no upstream, pacotes binários para o desktop Linux.
Segundo Linus, talvez a chegada da Valve ao desktop ajude a mudar esse quadro, e não diretamente por causa dos jogos: ela pode fazer ou definir alguma escolha que unifique o modelo, e ter força o suficiente para atrair o restante do ecossistema à mesma opção.
No link a seguir você pode assistir ao vídeo da palestra do Linus. (via news.softpedia.com - “Linus Torvalds Says Linux Binary Packages Are Terrible, Valve Might Save the Desktop”)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados