KDE Plasma 5: 6 anos depois, uma versão que é tudo que o lançamento do KDE 4 não foi
Lembra do lançamento do KDE 4, na década passada? A versão inicial não estava pronta e ajustada o suficiente para boa parte dos usuários acostumados à versão anterior, e a reação negativa durou meses, ou talvez anos. Mas isso foi 6 anos atrás, e o lançamento do KDE Plasma 5 mostra que o projeto mudou sua forma de pensar nas transições.
O KDE Plasma 5 tem várias novidades, incluindo visual mais moderno e limpo, desempenho gráfico mais suave, uma shell que se adequa aos diversos modos (por exemplo, ao plugar um mouse e teclado físico em um tablet, ela pode passar do modo touchscreen para o modo desktop), lançadores modernizados, melhor suporte a monitores de alta densidade (Retina e similares), e mais.
Mas o que mais me chamou a atenção nos comentários de quem já testou é que ele vem pronto para atender bem a quem já está acostumado ao KDE 4, sem as grandes descontinuidades do upgrade da década passada. Bem-vindo! (via www.kde.org - “KDE - New Plasma brings a cleaner interface on top of a new graphics stack”)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados