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GTA no Linux, com Direct3D nativo, dá show de desempenho gráfico

Às vezes ver uma aplicação real é mais convincente do que a mera análise de características e números, e o vídeo abaixo me convenceu: essa ferramenta que permite execução nativa de Direct3D no Linux funciona bem.

Quando se usa a palavra 'nativa' neste contexto, é bom esclarecer: normalmente, ao converter aplicativos ou jogos feitos para Windows (que usam Direct3D), é adotado um mecanismo que traduz para o OpenGL (sistema 3D típico de ambientes open source), no momento da execução, os comandos que definem os gráficos, em um processo que gera perda de desempenho.

Com o método de execução nativa do OpenGL (que, no caso do vídeo acima, é limitado a placas NVidia rodando o driver open source), não é necessária a tradução: os comandos Direct3D 9 são executados nativamente, com desempenho superior.

Para demonstrar a diferença, o autor do sistema (que não é o primeiro com essa finalidade) adaptou o Wine para usar o seu código (e não o usual tradutor de Direct3D para OpenGL), permitindo assim jogar com velocidade maior jogos como Skyrim, Civilization 5, Anno 1404 e StarCraft 2. No vídeo acima, podemos ver o resultado da execução do GTA IV. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Grand Theft Auto Running On Direct3D Natively On Linux Shows Gallium3D Potential”)

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