Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Fuzix: Alan Cox anuncia novo sistema operacional baseado no Unix System V

Cansado das discussões intermináveis entre promotores e detratores do systemd, do kdbus, do Mir ou de algum outro ponto de jihad entre usuários de Linux? Alan Cox, que já foi o mantenedor número 2 na hierarquia do kernel Linux, tem uma nova alternativa à sua disposição: o Fuzix.

Tendo o objetivo de oferecer uma experiência razoável do Unix System V sem todo o inchaço, atualmente ele só exige 40KB de RAM para rodar (mais o espaço que for necessário para o userspace, claro).

O detalhe essencial: ele é feito para computadores de 8 bits, e atualmente só roda em processadores Z80 (mas já compila para o 6502, e pode vir a ser portado também para os PCs originais - até o XT e AT).

O código está disponível, e a mesma página apresenta uma lista de diferenças entre o Fuzix e o UZI (sistema pré-existente e que roda em máquinas com Z80), e uma lista do que Cox ainda quer implementar no seu novo sistema. (via plus.google.com - “Fed up of SystemD ? Kdbus the final straw ? Linux community too large and noisy…”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados