Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

CDN brazuca: Governo quer criar rede brasileira para distribuição de conteúdo

"Inicialmente, a RDC atuaria somente no âmbito do Governo Federal, com possibilidade de se expandir como um serviço comercial, que teria como parceiros, além da RNP, a Empresa Brasil de Comunicações (EBC), o Ministério da Cultura e a DataPrev."

Via computerworld.com.br:

A Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações (MiniCom), em conjunto com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), apresentou ontem (16) um protótipo de CDN brasileira para distribuição de conteúdo pela internet. Pelo projeto, conteúdo será replicado de forma mais rápida a um grande número de usuários.

Na distribuição de conteúdo por meio de CDN, as limitações de processamento e acesso que ocorrem na distribuição tradicional são mitigadas – assim como a vulnerabilidade a ataques.

"O projeto de uma CDN brasileira surgiu em 2012, muito antes da denúncia de espionagem executada pelo do governo americano. Atualmente, esse projeto encontraria um ambiente mais favorável e seria então muito mais oportuno para o Brasil", afirma o secretário-executivo substituto do MiniCom, James Görgen.

Maior número de usuários simultâneos, redução global de tráfego de dados, entrega mais rápida de conteúdos e redução de custo de infraestrutura estão entre as outras vantagens de uma CDN brasileira. Haverá também aumento na qualidade, em especial no download ou visualização de vídeos, que é a grande demanda na internet.(...)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados