Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Bacon confirma: Ubuntu Touch continua sem grandes parceiros, Ubuntu TV no fim da fila, Ubuntu Edge já era

Uma sessão de perguntas e respostas realizada nesta semana por Jono Bacon, o gestor da comunidade Ubuntu na Canonical, acabou sendo manchete em vários sites porque nela houve mais uma vez a informação de que o lançamento de aparelhos de operadoras ou fabricantes expressivos usando o Ubuntu Touch não é mais esperado para o ano que está começando.

Na minha opinião, entretanto, há vários outros aspectos igualmente importantes, interessantes ou curiosos abordados por Bacon na conversação, alguns dos quais quase mereceriam notícias adicionais só para eles.

Em vários deles noto uma inversão de atuação: nos primeiros anos a Canonical vivia me impressionando positivamente por oferecer bem mais do que eu imaginava que ela poderia entregar; agora frequentemente vejo ela modificando metas que ela mesma definiu para si, e depois descobriu que não alcançava. É lamentável, porque se não fosse por descumprir a meta, muitos dos resultados alcançados (como o total de dinheiro que poderia ter sido arrecadado no crowdfunding do Ubuntu Edge em 2013) poderiam ser vistos como vitórias por bem mais gente.

Recomendo a leitura das respostas originais do Jono Bacon, mas colho de lá e do sumário preparado pelo LinuxGizmos alguns aspectos que me chamaram especialmente a atenção:

  • Bacon confirmou que a Canonical ainda não tem a assinatura de nenhuma grande OEM ou operadora para produzir/distribuir um telefone com o Ubuntu.
  • Quando perguntado se haveria algum benefício para um usuário de um Ubuntufone se ele usasse um desktop Ubuntu, e não Mac ou Windows, ele respondeu que no momento não estão planejando nenhuma integração especial entre dispositivos Ubuntu. Para o futuro, isso é algo que eles desejam.
  • Bacon repetiu a informação de que não há mais planos para reintroduzir o Ubuntu Edge, aparelho mezzo PC, mezzo celular que tentou obter recursos via crowdfunding no ano passado – mas acrescentou que a resposta obtida dos usuários ajudou a despertar interesse de operadoras e OEMs.
  • Ele gosta muito do trabalho do Fedora. Também gosta muito do Mint e acha que estão fazendo um bom trabalho
  • Ele não joga jogos da Steam. Ele tem um PS4 e gosta muito do Battlefield 4.
  • Segundo Bacon, a Canonical não planeja produzir hardware.
  • Para um usuário que falou sobre a dificuldade de encontrar laptops vendidos com Ubuntu, ele respondeu que a Dell, Acer e Lenovo vendem com Ubuntu.
  • Ele informou que o SDK da Canonical para o Ubuntu Touch não inclui a possibilidade de apps feitos em Python porque eles não rodariam rápido o suficiente nos dispositivos.
  • Ele voltou a afirmar que o Ubuntu TV não morreu, mas tem prioridade baixa em relação ao Ubuntu em telefones e tablets.

Ele preferiu não dizer que ano será "o ano do Linux no desktop", mas disse que 2014 será um ano de definições para o Ubuntu e sua estratégia de convergência. (via linuxgizmos.com - “Ubuntu phones likely delayed to 2015 ·  LinuxGizmos.com”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados