Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

10 PRINT “50 anos da linguagem Basic”

Uma razão a mais para comemorar o feriado de 1º de maio: às 4 da manhã a primeira execução de um programa na linguagem BASIC completará 50 anos.

A linguagem simples, criada em um computador GE, nasceu porque 2 professores de matemática de Darthmouth acreditavam que o conhecimento básico da computação seria uma competência essencial nos anos futuros.

Funcionou: eles estavam pensando apenas em uso na sua própria instituição, mas por muitos anos (entre o fim dos anos 1970 e começo dos anos 1990) o conhecimento de BASIC era praticamente a forma essencial de tirar algum proveito dos computadores domésticos da época, e serviu como a porta de entrada para as profissões da computação para muita gente, ainda que os "Cursos de BASIC" comuns dos anos 80 possam também, em muitos casos, ter servido para estimular hábitos pouco estruturados de programar.

Feliz aniversário, BASIC!

O link abaixo tem uma retrospectiva da linguagem, que pode agradar aus saudosistas digitais ;-) (via time.com - “Fifty Years of BASIC, the Programming Language That Made Computers Personal | TIME.com”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados