Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Não é só a Samsung: máquinas da Toshiba com UEFI também estão rejeitando dar boot com Linux, mesmo assinado

Na semana passada vimos que problemas com o UEFI estão danificando permanentemente alguns notebooks Samsung ao tentar rodar Linux (ou ao menos permanentemente até que a placa-mãe seja substituída - e o kernel já foi alterado para não mais provocar a falha nestes equipamentos), e agora chega o relato de Matthew Garrett, desenvolvedor de um dos sistemas em uso para carregar o Linux em máquinas com UEFI Secure Boot, sobre uma situação diferente: computadores da Toshiba que se recusam a dar boot no Linux corretamente assinado para uso com Secure Boot.

O erro é do fabricante, que esqueceu de inserir algumas chaves na tabela correspondente. A Toshiba já corrigiu o firmware dos novos computadores que continuam à venda, mas aparentemente ainda não ofereceu uma solução a quem comprou previamente uma das máquinas afetadas. E, ao contrário do caso da Samsung, aqui a falha é diretamente relacionada ao recurso Secure Boot, e não à UEFI genericamente. Ele também comenta sobre algumas máquinas da Lenovo que até aceitam dar boot em Linux, desde que seja o Red Hat Enterprise. (via mjg59.dreamwidth.org - “mjg59 | The current state of UEFI and Linux”)

Atualização: o Adilson Oliveira, da Canonical, compartilhou nos comentários uma informação interessante a que teve acesso: a situação é mais ampla, e problemas similares ocorrem também em instalações de versões do Windows.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados