Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

MSXDUMP v0.2 (final) liberado no SourceForge.net

Enviado por PopolonY2k (popolony2kΘgmail·com):

“O MSX é uma plataforma de computadores pessoais bastante difundida no Brasil, tendo chegado por aqui em meados da década de 80 e se estabeleceu até 1994 aproximadamente, sendo que muitos do que hoje trabalham com TI foram apresentados a área, através da plataforma MSX.

Do fim de sua produção oficial no Brasil, até os dias de hoje a plataforma MSX vem sendo mantida por entusiastas e hobbystas, que além de muito hardware novo e moderno, vem produzindo software para a plataforma ainda hoje.

Aproveitando o cenário do MSX o qual me identifico bastante, além do próprio cenário de SL, aproveitei para unir o util ao agradável e também lançar coisas novas para o MSX. Foi daí que surgiu a idéia de lançar o O MSX Disk Doctor (MSXDD) que é uma suite de utilitários de gerenciamento de discos para MSX, compatível com diversos tipos de formatação, como FAT12, FAT16 e até FAT32, caso algum dia o MSXDOS seja capaz de manipular esse tipo de formatação.

O MSXDD começou a ser desenvolvido na ṕoca em que eu ainda estava na faculdade, lá por 1994 e seu desenvolvimento retomado em 2011. A primeira ferramenta do MSXDD foi recentemente concluida e está disponível no repositório do projeto Old Skool Tech, no SourceForge.net.

Trata-se do MSXDUMP (vrs 0.2), que é um editor de arquivos e setores, compatível com os sistemas operacionais MSXDOS e MSXDOS2 e capaz de operar com floppy disks, bem como com dispositivos conectados a uma IDE Sunrise-like, que é um padrão de interfaces IDE bastante conhecido e difundido na plataforma MSX.

Todo o código do projeto está liberado sob a GPLv3 e é basicamente escrito em Turbo Pascal 3 e ASM Z80 para as camadas de acesso ao hardware do MSX.

Link relevante: [popolony2k.com.br/…]

Código Fonte: [sourceforge.net/…]

Binários (MSX-Z80): [sourceforge.net/…]” [referência: popolony2k.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados