Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Mais um: Opera se rende ao engine open source WebKit - e adota também o Chromium

No anúncio oficial, o diretor técnico da empresa disse que faz mais sentido trabalhar com a comunidade open source na otimização dos componentes e aplicativos do que continuar a desenvolver os deles separadamente. Desejo sucesso, e aproveito para lembrar uma vez mais que o bem-sucedido engine open source WebKit, adotado no Safari e no Chrome, entre outros, nasceu (por iniciativa da Apple) do componente KHTML, do KDE.

Enviado por Celi F (celif2009Θyahoo·com):

“Opera Software, mantenedora do navegador Opera (o 4º mais utilizado do mundo), anunciou que abandonará o seu rendenizador de páginas web Presto para utilizar o WebKit, um motor de renderização utilizado utilizado também pelos navegadores Epiphany, Midori, Google Chrome e Safari.

O WebKit é uma biblioteca de renderização de páginas com o código aberto e pode receber modificações para melhor se adequar às páginas web. Considerado o navegador mais avançado do mundo, o Google Chrome (ou sua versão totalmente livre, o Chromium) é o maior exemplo do poder desta ferramenta. O Opera agora se junta ao WebKit e novidades são esperadas para melhorar ainda mais esta plataforma.

Durante o anúncio/celebração dos 300 milhões de usuários em todas as plataformas Opera, Håkon Wium Lie, CTO da Opera disse que “faz mais sentido ter os engenheiros trabalhando com a comunidade livre para otimizar o WebKit e o Chromium do que trabalhando em uma ferramenta própria de rendenizar páginas”. Segundo a Opera Software, a mudança para o WebKit será uma transição gradual e que ainda neste ano eles estarão mudando para o WebKit e o Chromium tanto na sua versão desktop e mobile.” [referência: ubuntued.info]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados