Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Rede do governo terá algoritmo nacional de criptografia de software e de hardware

Via www.linuxnewmedia.com.br:

Usar criptografia com algoritmo de Estado, já desenvolvida pela Abin, e a criação de um órgão para coordenar as ações de segurança das redes, espalhadas por diversos órgãos de administração pública, são as receitas do diretor do departamento de Segurança de Informação e Comunicação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, na quarta-feira (6). Segundo ele, esse algoritmo será usado no e-mail seguro do Serpro, assim como o equipamento desenvolvido também pela Abin, para criptografar a infraestrutura pública que ligará a administração pública, conforme decreto publicado ontem.

Para o chefe do Centro de Defesa Cibernética do Exército, a maior deficiência é de equipamentos de redes, como servidores e roteadores, desenvolvidos no país. Já o secretário de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações reconheceu a dependência tecnológica, mas citou medidas já adotadas pelo governo, no sentido de garantir a segurança das comunicações estratégicas de Estado. Além do decreto publicado ontem, que determina o uso de redes e data centers públicos para tráfego e armazenamento de dados do governo, há o esforço para aprovação do Marco Civil da Internet, que exige neutralidade das redes e obrigações de atendimento a legislação brasileira pelos grandes provedores internacionais de aplicações. E ainda existem os projetos do satélite brasileiro e dos cabos submarinos da Telebras.

(...) reconhece que essa ação não resolve a questão da espionagem ou de monitoramento de dados, mas é um primeiro passo. Ele disse que essa preocupação com o roubo de dados é uma preocupação constante do órgão, desde sua criação há seis anos, mas o tema só ganhou importância realmente após as denúncias de Edward Snowden. “Eu defende uma homenagem a esse senhor”, brincou.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados