Recurso oculto no Android 4.3 permite gerenciar permissões de apps
É possível haver recursos ocultos em software de código aberto? Sim, especialmente se o desenvolvimento dele não for público. Mas mesmo com a ausência de menções oficiais aos novos recursos de definição de permissões específicas e granularizadas para cada app no Android 4.3, não houve falta de usuários bisbilhoteiros1 capazes de encontrá-lo, e no momento já há até um app para consultar e alterar as permissões.
A nota do TechCrunch indica uma possível boa razão para o Google não ter anunciado publicamente o novo recurso: ele parece ainda não estar completo, e foi percebido que determinadas permissões de apps só aparecem na lista DEPOIS de o app em questão fazer uso dela uma vez, algo que certamente não seria o comportamento esperado pelo usuário em uma ferramenta de definição de permissões.
Permissões granulares, escapando do modelo "superusuário ou nada" do modelo tradicional do UNIX, são uma característica de segurança e auditabilidade reconhecida há décadas, e já está bem claro que o Android vem precisando adotar extensivamente algo assim, considerando a quantidade alarmante de casos noticiados de apps que se apropriam indevidamente de privilégios do sistema.
Leia também a matéria "Função oculta no Android 4.3 permite controlar apps", na Info, que tem uma boa síntese, apesar do título curioso.
Enviado por Calebe Aires (calebeairesΘgmail·com):
- No bom sentido! ↩
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados