Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Open hardware: menor piloto automático do mundo para drones é do tamanho de uma moeda de R$ 1

Open hardware e open software: o Lisa/S foi feito para ser replicado livremente, permitindo o desenvolvimento de aplicações civis para o conceito de drones, que são veículos aéreos não-tripulados.

Tendo em mente aplicações como mapeamento, agricultura e busca e salvamento, seu criador desenvolveu esse sistema de piloto automático na forma de uma placa que pesa 30 gramas e pode ser vista no micro helicóptero acima, no local em que ficaria a cabine do piloto1, e optou por licenças abertas como sua contribuição para realizar sua visão de que em alguns anos todo bombeiro tenha um drone em seu bolso, sem que essa tecnologia continue sendo domínio primariamente das aplicações militares e/ou de alto custo.

O software é baseado no piloto automático open source paparazzi, pré-existente, e a inovação se concentra no hardware, que coloca em uma mesma plaquinha elementos como giroscópio, acelerômetro, altímetro, GPS e um processador ARM.

O LISA/S pode ser usado em drones variados, incluindo quadricópteros e aviões, e estará à venda a partir do início de 2014, para quem não quiser montar o seu. (via www.wired.com - “World's Smallest Drone Autopilot System Goes Open Source | Wired Enterprise | Wired.com”)

 
  1.  Apropriado, porque é ele que controla o helicóptero da foto

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados