Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

"Não aprovamos": Intel volta atrás e não vai mais suportar o XMir do Ubuntu no seu driver de vídeo

Na semana passada a Intel lançou uma atualização dos seus drivers de vídeo para Linux, e entre as novidades estava o suporte para o XMir, a camada de compatibilidade do servidor gráfico Mir, que a Canonical está desenvolvendo e irá estrear na próxima versão do Ubuntu.

Poucos dias depois, o patch que incluiu o suporte foi revertido, e logo depois surgiu a explicação em um commit da Intel, assinado em nome de "A Administração" e informando: "Não aprovamos nem apoiamos a Canonical no curso de ação escolhido por ela, e não incluiremos os patches do XMir upstream".

Ao optar pelo Mir, a Canonical optou por divergir do Wayland, iniciativa anterior e ainda em andamento, com objetivos similares ao do Mir, e suportada por uma série de projetos comunitários e empresas, incluindo a Intel, que inclusive emprega o fundador do Wayland.

Como o driver xf86-video-intel é open source, a Canonical vai poder continuar mantendo suas modificações para o XMir "por fora", como também já faz para o Mesa, xf86-video-ati e xf86-video-nouveau para poder lançar o Ubuntu 13.10 com suporte ao Mir/XMir.

Vale lembrar que os drivers para Linux mantidos diretamente pelas 2 outras principais fornecedoras de GPUs para os desktops com Linux – NVIDIA e AMD – também não suportam o XMir. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Intel Reverts Plans, Will Not Support Ubuntu's XMir”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados