Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Menor que o Raspberry Pi: DART-4460 roda Ubuntu e Android

Embora o Raspberry Pi seja o termo de comparação para o tamanho, as funcionalidades são diferentes: o DART-4460 busca ser um componente de outros produtos, e não tenta ser um computador de uso geral pronto para ser conectado pelo usuário final a dispositivos USB e a uma TV assim que sai da caixa (a não ser que este usuário final também tenha essa plaquinha sobrando em uma gaveta). Mas tem uma CPU ARM de 2 núcleos, e roda Ubuntu 12.04 e Android 4.1.2.

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Os celulares de hoje em dia carregam muito mais poder de processamento que muitos computadores várias vezes maiores. Mas os computadores também estão reduzindo de tamanho, como mostra um novo projeto de uma empresa chamada Variscite, que desenvolveu uma máquina menor que uma moeda.

O dispositivo, que lembra bastante o Raspberry Pi, tenta ser ainda menor. Seu nome é DART-4460, e conta com um processador ARM Cortex-A9 e mede apenas 52 mm x 17 mm x 4,7 mm.

Com um tamanho desses, obviamente ele não é um PC dos mais potentes, mas ainda é eficiente. O processador é dual-core, com clock de 1,5 GHz, com 1 GB de memória RAM e placa gráfica PowerVR SGX 540. O dispositivo roda o Android 4.1 (Jelly Bean), mas pode rodar outros sistemas baseados em Linux.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados