Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Mais uma vítima do Unity: desktop Ubuntu para PowerPC será descontinuado

Desde que começou a colocar em prática sua estratégia ao redor do Unity e sua presença em TVs, telefones, tablets, videogames e outros produtos, incluindo desktops, a Canonical tem sido impiedosamente meticulosa no foco com que poda a anteriormente extensa lista de variações aos seus produtos, que ou deixam de ser oficiais ou são simplesmente descontinuados.

A arquitetura PowerPC já não era oficialmente mantida, embora ainda conste como suportada pelo Ubuntu no momento em que escrevo esta nota. Mas, após mais de um mês sem completar o build, Steve Langasek, da Canonical, está a caminho de tornar a imagem desktop do Ubuntu para PowerPC oficialmente descontinuada.

A razão de o build dessa imagem não completar é a própria pilha do Unity, e aparentemente não há ninguém interessado ou apto a resolver. E uma solução não faria grande diferença prática, porque o tipo de aceleração de hardware gráfico que o Unity exige é raro no PowerPC mesmo, e o desempenho sem ele é sofrível.

As imagens do Ubuntu Server para o PPC continuam a existir, entretanto. (via phoronix.com - “[Phoronix] Ubuntu Desktop To Drop PowerPC Support”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados