Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Linus Torvalds critica o projeto Fedora e seus desenvolvedores por não atualizar a imagem de instalação

Em seu estilo peculiar, o destemperado finlandês iniciou uma thread no Google+ questionando por que os mantenedores do Fedora não atualizam as imagens de instalação do sistema operacional.

Ele expôs a razão do questionamento: manter uma versão de meses atrás frequentemente exclui o suporte a dispositivos fundamentais de equipamentos recentes, como a nova geração de equipamentos com chipset Haswell, da Intel.

Um caso em especial foi mencionado: o adaptador WiFi. Em notebooks em que o único acesso de rede é sem fio, sabemos que um adaptador WiFi não suportado na instalação faz com que o usuário precise recorrer a protocolos físicos como o PPC/PPL1 para atualizar o kernel, ou instalar um adaptador de rede USB.

Até então ele havia se mantido quase cordial. Mas quando participantes do projeto Fedora lhe responderam que a razão era insuficiência de pessoal para fazer os testes de integração de uma nova imagem de instalação, Torvalds abandonou a cortesia.

Em termos mais diretos e deselegantes, o criador original do kernel questionou o sentido de recusar criar uma nova imagem que – por falta de testes suficientes – pode ter problemas, e em vez disso continuar oferecendo uma imagem de instalação que sabidamente tem problemas.

O debate continuou. Não tenho computador com chipset posterior à data da imagem atual do Fedora 19, mas imagino que os usuários da distribuição (e de outras que só atualizam em intervalos longos) estariam mesmo melhor servidos por uma imagem de instalação com atualização um pouco mais frequente. (via news.softpedia.com - “Linus Torvalds Smashes the Fedora Project, Calls Them Stupid”)

 
  1.  Pendrive Pra Cá/Pendrive Pra lá, evolução do clássico DPC/DPL

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados