Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Lei autoritária obrigando serviços online a ter servidores no país ganha precedente no Vietnã

Não basta ter servidores no país: para satisfazer a nova regra do Vietnã, os cidadãos também não podem mais blogar ou twitar sobre notícias, só sobre informações pessoais.

Sem prejuízo à análise sobre a importância geopolítica de um governo assumindo que espiona as comunicações de governantes e cidadãos de outros países, minha opinião é de que por anos sentiremos as consequências disso na forma de justificativas para medidas que restrinjam, controlem e vigiem as comunicações e manifestações on-line em vários países.

Não é o caso da lei vietnamita recém-aprovada, porque o governo de lá não precisa desse tipo de justificativa, mas a medida em si inclui elementos similares ao que se tenta em outros países com governos tendendo ao autoritário, e lembra o que outro governo praticava contra o vietnamita da capa de revista acima, em 1965: colocar vendas nos olhos e uma mordaça.

A medida inclui uma velha delimitação conveniente a quem proíbe, por ser ampla demais e sujeita a interpretação subjetiva, para o que não pode ser publicado (além da difusão ou comentário sobre notícias pelos cidadãos): informações que "violem a segurança nacional". (via www.bbc.co.uk - “BBC News - Vietnam internet restrictions come into effect”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados