Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Lamentável: quase todos os grandes fabricantes de dispositivos Android sujam os resultados de seus benchmarks

Ontem noticiei a prática da Samsung de manipular resultados de benchmarks em seus aparelhos Android top de linha por meio da detecção da execução dos testes e ativação de modos especiais da CPU e GPU que inflam os resultados de desempenho de maneiras irreais, inacessíveis a apps em geral.

Hoje é a vez de apresentar o relatório do AnandTech sobre o tema, que parte de estudos realizados desde julho e acabou mostrando que, de todos os fabricantes cobertos pelo site, só a Motorola e a Apple não recorrem a esse lamentável truque sujo de falsear resultados.

Mencionados como exemplos de ocorrência da manobra estão aparelhos recentes da LG, HTC e Asus, além da Samsung - todos rodando Android. Mas se trata de alterações efetuadas por cada um dos fabricantes isoladamente, já que o "recurso" não faz parte do código original do Android, e assim também não está presente nos aparelhos da linha Nexus.

É uma situação lamentável, tanto pelos aspectos éticos quanto pelo custo/benefício, pois a parcela de clientes em potencial que escolhe aparelhos com base em testes de desempenho é a mesma que tende a chegar a ser informada desse tipo de manipulação, quando ela é descoberta. E já foi.

Assim como o Ars, o AnandTech também está revendo seus procedimentos de testes de desempenho na plataforma Android. No que faz muito bem. (via www.anandtech.com - “AnandTech | They're (Almost) All Dirty: The State of Cheating in Android Benchmarks”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados