Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Kernel da Apple: desenvolvedor porta o XNU para plataformas ARM

XNU é o kernel do Darwin e, por consequência, do OS X e do iOS, embora em versões diferentes. Partindo do código-fonte de sua versão open source, o desenvolvedor Winocm vem fazendo e mantendo o port do sistema para a plataforma ARMv7-A, e futuramente pretende fazer o mesmo para AArch64 e ARMv6/v5.

Ele já avançou um bom pedaço sozinho: no momento, seu port do XNU para o ARM já consegue dar boot em modo monousuário e rodar binários de programas como o bash, ls, uname e grep.

Mas ainda há bastante a avançar, incluindo o suporte a gerenciamento de sinais (como SIGHUP e SIGKILL), ainda inexistente, melhorias no gerenciamento de memória e capacidade de rodar o launchd. Para isso, ele também está em busca de eventuais desenvolvedores interessados em rodar o XNU ou o Darwin completo nas plataformas suportadas. Será que há?

E o número de nomes conhecidos já suportados (com os limites mencionados) pelo seu port já não é pequeno: BeagleBone (normal e Black), BeagleBoard xM, Cortex-A8, e algumas plataformas da própria Apple (Apple TV 2G, iPod touch [3G, 3GS e 4G], iPad 1, iPhone 4). (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Apple's XNU From iOS Ported To New Platforms”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados