Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Jolla diz que Sailfish vai rodar apps do Android e rodar em aparelhos feitos para o Android

A Jolla é mais uma empresa a anunciar esse recurso: "tirar vantagem plena do ecossistema de aplicativos Android disponíveis por meio de várias app stores ao redor do mundo". Ela também avisa que seu sistema operacional Sailfish rodará sem dificuldades em aparelhos projetados para rodar Android.

Compatibilidade com apps do Android e possibilidade de instalar em aparelhos feitos para rodar Android são recursos interessantes para as novas plataformas móveis construídas ao redor do software livre querendo alcançar um lugar ao sol no mercado, porque é um possível diferencial em relação a outras na mesma situação.

O fator curioso é que esse fator não serve para diferenciá-las justamente do Android, dono de boa parte da fatia de usuários que elas querem abocanhar.

E, mesmo que a capacidade de executar apps seja tão perfeita quanto o modo nativo, resta sempre a questão da integração: fora não poder ter acesso ao Android Market/Google Play, há ainda a integração de software, no que diz respeito aos apps feitos para usar serviços de uma plataforma usarem ou não os gestos (no caso da Jolla, uma parte importante – e proprietária – do seu projeto), notificações, permissões e outros recursos nativas da plataforma que os hospeda.

Quando for lançado como produto, saberemos de que maneira ela irá usar esse recurso para impulsionar sua presença em um nicho bastante populoso no momento. (via www.osnews.com - “Sailfish runs Android applications, runs on Android devices”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados