Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Fora da Steam: FSF suspendeu a licença do jogo Game Dev Tycoon usar a glibc

Game Dev Tycoon, o jogo que simula o funcionamento de uma empresa de desenvolvimento de jogos, ganhou a minha simpatia já na semana do seu lançamento, por ter feito uma jogada de divulgação bastante educativa ao lançar ela mesma um torrent aparentemente "crackeado" do seu jogo, exatamente igual ao original, exceto quanto a uma diferença essencial: após algum tempo de jogo, o usuário que recorreu a este "demo" achando que era um crack "legítimo" descobria que a sua empresa ia à falência porque seus usuários preferiam baixar cópias crackeadas do que pagar os US$ 8 dos jogos.

E quanto à versão real e completa do jogo? Ela foi desenvolvida para Windows, Mac e Linux, mas só os 2 primeiros chegaram à Steam, e os desenvolvedores não explicavam a razão. Mas no final de semana isso mudou, e em um post em seu blog a empresa revelou o que houve.

E a razão é um conflito de licenciamento, que culminou com a FSF revogando a licença do jogo usar a glibc, biblioteca essencial da maioria das distribuições desktop em que o jogo poderia rodar. Um pouco irônico para quem bricncou com desrespeito alheio às suas licenças, certo?

Mas o caso é mais complicado do que poderia parecer a princípio: os desenvolvedores do jogo não linkaram a glibc, e nem tinham conhecimento de que o componente node-webkit, que eles usaram, linkava a glibc quando em uso sobre o Linux, mas sem cumprir o requisito essencial da licença dela (a LGPL): mencionar o fato e incluir uma cópia da licença no pacote.

E a situação ganha ainda mais um complicador: ao enviar aos desenvolvedores a notificação que os fez suspender a atualização e publicação na Steam da versão do seu jogo para Linux, a FSF estava respondendo a uma denúncia formal de terceiros, que por alguma razão optaram por ir direto a essa via, aparentemente sem antes tentar informar ou notificar os desenvolvedores. Por que motivo, prefiro nem imaginar.

Mas os desenvolvedores buscaram (pelas custosas vias formais) uma solução para corrigir a situação, que a FSF já aprovou. Sua licença para uso da glibc já foi novamente concedida, e eles irão retomar as atualizações da versão para Linux e a publicação na Steam.

Fica a lição para os interessados em portar jogos proprietários para os desktops com Linux: estudem e acompanhem as licenças de toda a árvore de linkedição. (via www.greenheartgames.com - “To our Linux players: Game Dev Tycoon for Linux and glibc | Greenheart GamesGreenheart Games”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados