Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Finlândia pode adotar lei de copyright escrita diretamente pelo povo, via crowdsourcing

Do Rafael Cabral, na revistagalileu.globo.com:

Download ilegal passando de crime a mera ofensa de mau comportamento, possibilidade de criação de cópias digitais de dados protegidos por leis autorais e ampliação do que é visto como ‘uso justo’ de material com todos os direitos reservados. Essas são algumas das proposições de uma lei de direitos autorais escrita via crowdsourcing na Finlândia, e que, após conseguir o apoio de mais de 50 mil pessoas em um site de iniciativas legais, será analisada e votada pelo parlamento do país.

Batizado de “Senso comum no ato do copyright”, o projeto se tornou possível através de um site chamado Open Ministry, que colhe proposições de lei formuladas pela população. Quando as ideias mais populares atingem 50 mil apoiadores (1% do eleitorado), elas são apresentadas para um comitê parlamentar, que fica obrigado a avaliá-las em mais profundidade.

O projeto de lei conseguiu o número suficiente de votos com alguma antecedência, conseguindo uma boa divulgação através das redes sociais por conta de uma campanha estrelada por uma garota de 9 anos, que teve o laptop confiscado por causa do download de apenas um álbum. Aprovada em 2005, a atual lei de copyright é bastante restritiva e avessa às práticas usualmente adotadas pelos usuários da internet. (...)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados