Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

EaD com acessibilidade: Unesp desenvolve Moodle acessível

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Como forma de garantir o acesso e a plena participação de pessoas com deficiências motoras, visuais e auditivas aos cursos não presenciais da Unesp, o Núcleo de Educação a Distância tem trabalhado no aprimoramento da plataforma virtual de aprendizagem Moodle com recursos de acessibilidade. A intenção é oferecer a novidade, primeiramente, aos alunos dos sete novos cursos do programa Redefor, que englobam a Educação Especial e Inclusiva e tem previsão de início em janeiro de 2014. Os conteúdos das disciplinas também serão desenvolvidos com esse propósito.

Para que o trabalho pudesse ser iniciado, o analista de sistemas do NEaD, Renê Gomes Beato, participou de um curso na Unesp de Marília para aprender sobre as diretrizes da acessibilidade e o que precisava ser feito para promover essas mudanças no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Segundo ele, foram implementadas a navegação via teclado, que beneficia pessoas com deficiência visual e motora; o tema “Alto Contraste” com conteúdos em fundo preto e letras em amarelo, verde e branco, para quem possui baixa visão; navegação via botão “TAB” por meio do leitor de tela NVDA (com instalação gratuita) e também o ícone “Pular para Conteúdo”, no qual o cursista pode ir direto para as leituras e exercícios sem precisar encontrá-los via “TAB”.

“Programamos também a opção de inserir explicações em todas as imagens do AVA. Assim, no momento que o aluno chegar naquela imagem via tabulação, vai ouvir uma descrição sobre ela”, comentou.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados