Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Como criar relatórios PDF a partir de HTML

Enviado por Tomás Queiroga (tomas·queirogaΘdextra-sw·com):

“Acredito que seja consenso o fato de que “montar um relatório usando HTML, CSS e JavaScript é muito mais fácil do que um em PDF (usando iText, Crystal Reports entre outros)”. E isso por diversos motivos, e citarei apenas um: é muito mais provável que o cliente ou webdesigner não saiba como fazer um relatório em Java, mas tenha maestria com HTML, CSS e JS. Todavia o formato PDF é amplamente requisitado, então acaba-se fazendo o relatório da maneira mais complexa e custosa - em tempo e depois em manutenção.

Podem até dizer que existem APIs em Java e outras linguagens que convertem o HTML em PDF, mas muitas vezes ela falha por completo, ou tem de se fazer algum “ajustezinho”, ou “soluções mirabolantes” para tratar de um caso, com outra para outro caso, então o layout muda, e essa “solução” já não serve mais. Por exemplo, se as larguras das colunas de uma tabela estiverem em uma tag HTML col - o que é comum quando o HTML é gerado via alguma ferramenta, como Pentaho Report Designer - o com.itextpdf.tool.xml.iText.XMLWorkerHelper se perde na transformação HTML ➡ PDF, pois ele remove todas as tags de conteúdo antes de gerar o PDF, desformatando a tabela por consequência.

E como fazer para explicar ao cliente que não dá para gerar o relatório do jeito que ele quer, sendo que ao clicar em “Imprimir como PDF” no browser fica como ele deseja?

Leia mais: [dextra.com.br/…]” [referência: dextra.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados