Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

15 meses depois da Lei do ODF, governo do RS diz estar "trabalhando para que a implentação da lei seja rápida"

Aprovada em 13 de junho do ano passado, a lei que determina aos entes públicos do Rio Grande do Sul dar preferência aos formatos abertos de arquivos e a terem compatibilidade com o ODF foi saudada como um grande avanço na causa da liberdade tecnológica.

Após amplas comemorações, e 15 meses depois, o governo gaúcho informa estar "trabalhando para que a implentação da lei seja rápida".

Em evento no final da semana passada com blogueiros e jornalistas independentes, uma autoridade do executivo estadual contou como está indo a adoção. Cito a partir do site do PSL-Brasil, que compartilhou a informação: "Para o secretário-geral de Governo, as instituições públicas estão muito aquém dos desafios colocados aos políticos, no sentido de assegurar a sua soberania, independência tecnológica e reduzir a vulnerabilidade de informações. Entretanto, salienta que, apesar das limitações, o Rio Grande do Sul está fazendo esforços para colocar em prática a lei nº 14.009, que oficializa a preferência por padrões abertos em documentos do governo. "Os padrões proprietários colocam em risco a perenidade da segurança das informações e estamos trabalhando para que a implentação da lei seja rápida", afirmou."

Se o "implentação" significava implementação ou implantação eu não sei. Mas além dos esforços do Secretário-Geral para colocar em prática a lei que comemoramos no ano passado, o signatário dela e governador do estado também fez declarações sobre o software livre, igualmente no campo das intenções.

Segundo o PSL-BR, quando questionado sobre "os próximos passos do Estado na adoção de soluções abertas", o governador do RS respondeu: "Nossa orientação é maximizar o uso de softwares livres em todas as instâncias administrativas, políticas e de governo". (via softwarelivre.org - “Governador do RS reafirma prioridade a softwares livres - PSL Brasil - Software Livre Brasil”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados