Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


De novo: Fedora deixando para depois o Btrfs como sistema de arquivos default

Uma emenda na página de planos para o Fedora 17 Beefy Miracle, previsto para maio, adiou para a versão seguinte o plano de adotar o Btrfs, originalmente desenvolvido pela Oracle, como seu sistema de arquivos default.

Embora a ferramenta de verificação btrfsck (que causou adiamento similar na época do Fedora 16) ainda não esteja estável, dessa vez a razão principal mencionada é outra: a ausência de suporte completo no instalador Anaconda, usado pela distribuição. (via h-online.com – “Fedora puts back Btrfs deployment yet again – The H Open Source: News and Features”)

Leia também: Fedora decide adotar o Btrfs como sistema de arquivos default já na versão 16, Desenvolvedores desistem do Btrfs como default no Fedora 16, Fedora 17 Beefy Miracle vai tentar de novo migrar para o Btrfs (e mudar a estrutura de diretórios).


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    bsduser (usuário não registrado) em 18/02/2012 às 3:02 pm

    Enquanto isso eu, no ZFS é só alegria…

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 18/02/2012 às 9:12 pm

    Não sei porque essas gozações sobre o adiamento do uso do Btrfs como padrão. Foi uma decisão sensata pois faltam várias coisas importantes a desenvolver para ser usado como sistema padrão e por usuários menos experientes. Mas isso também não significa que o Btrfs não possa ser usado desde já no linux.Afinal, desde 2009 ele já está no kernel linux

    http://en.wikipedia.org/wiki/Btrfs#History

    Além disso, ainda há dúvidas se usar o Btrfs em todas as partições é vantagem em termos de desempenho

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_2639_fs

    E o ZFS só não é mais fácil de se usar no linux por causa da questão de licença, mas é possível usá-lo desde já também

    http://zfsonlinux.org/

    bsduser (usuário não registrado) em 18/02/2012 às 10:02 pm

    ZFS on linux??? Boa Manoel!!!
    vou testar ainda este final de semana

    Bremm (usuário não registrado) em 19/02/2012 às 12:56 am

    “Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no do vizinho.”

    É por isso que ainda não fui para o btrfs (e também não fico dizendo que o Arch é distro mais revolucionária, porque é rolling release e sempre tem pacotes novos, inclusive por conta do AUR).

    Arllen Victor (usuário não registrado) em 19/02/2012 às 1:47 pm

    O caso é o seguinte:
    Infelizmente o btrfs é da Oracle…
    e sabemos que tudo o que está nas mãos da Oracle é uma bomba relógio.

    Se o anaconda não da suporte ainda e as ferramentas de verificação/manutenção desse sistema de arquivos não estão estáveis, tudo bem. Isso é o mínimo.

    O chato vai ser requisitar tanta gente para tratar desses problemas e, no final, a Oracle arruinar tudo.

    Marcos (usuário não registrado) em 19/02/2012 às 9:45 pm

    @Arllen Victor, quanto mimimi. Quem é ‘da Oracle’ é o zfs.

    O brtfs é um projeto livre que a Oracle é uma das patrocinadoras e que tem desenvolvedores dela trabalhando, mas até aí, o Eclipse também tem patrocínio da Oracle, o kernel Linux também, e uma outra penca de projetos open source também.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 19/02/2012 às 11:04 pm

    Há portes (livres ou comerciais) de ZFS para linux usando FUSE ou módulos compilados.
    Mas hoje em dia quem quiser usar o ZFS com segurança e qualidade, em um sistema livre, vai ter que adotar o FreeBSD, que dispõe desse FS muito bem embutido.
    Mesmo assim ele não é um brinquedinho feito pra você colocar no seu PC casas bahia. Seus recursos avançados e exclusivos tem um preço: ele exige uma boa máquina. Portanto ele compensa mais ser utilizado em servidores.
    De todo modo, o btrfs tá ai pra quem quiser utilizar. Não é lá um ZFS, mas já faz um bocado de coisa legal.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 12:59 am

    @Fábio Lima

    “Mas hoje em dia quem quiser usar o ZFS com segurança e qualidade, em um sistema livre, vai ter que adotar o FreeBSD, que dispõe desse FS muito bem embutido.”

    Me desculpe, mas isso não passa de achismo seu, cheguei a usar o ZFS que o Manuel Pinho apontou em uma instalação do Ubuntu — usando chroot e tal — e funcionou muito bem, o problema é a falta de suporte nos programas de particionamento gráficos, pseudo-gráficos ou modo-texto.

    Claro que não podemos comparar o BSD com suporte oficial e tudo com o Linux, mas o código do ZFS on Linux é aberto e a galera faz o possível para melhorar a cada dia, o que na minha opinião não muda muito para o FreeBSD.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 1:27 am

    Esqueçam o que eu disse acima, estava realmente desinformado sobre a atual situação do ZFS on Linux, e ela não está muito boa, com problemas com RAID etc.

    Antes a situação estava animadora, mas com o avanço do Linux eles estão passando por diversos problemas, já que a principal patrocinadora simplesmente sumiu do mapa, talvez as coisas melhorem com o tempo.

Este post é antigo (2012-02-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.