Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Assine o novo feed alternativo do BR-Linux (ou não!)

Prezados leitores: a partir de hoje, e por tempo indeterminao, temos um novo feed RSS2 ativo para o BR-Linux, na URL http://br-linux.org/?feed=altrss3

O objetivo dele é oferecer um feed default exatamente igual ao atual, com o conteúdo completo dos novos posts do BR-Linux. E a razão é simples: nas próximas semanas (possivelmente nos finais de semana) eu devo testar alternativas de hospedagem e de exibição do feed “geral”, e sei que há gente sensível a isso por razões diversas (e válidas para estes usuários, claro).

Como algumas das alternativas que serão testadas envolvem anúncios comerciais, tenho certeza de que oferecer uma forma alternativa de acesso (sem os anúncios) vai me evitar muitos problemas – e, sinceramente, acredito que quem prefere ver o conteúdo do site sem os anúncios deve poder fazê-lo.

Mas existe pelo menos uma outra boa razão para eu oferecer antecipadamente um feed alternativo: testar outras formas de exibir o feed principal costuma gerar problemas visíveis para o usuário, incluindo posts-fantasma, repetições de notícias nos leitores de feed on-line e similares, e oferecer uma alternativa a isso me parece uma boa prática.

Pessoalmente, prefiro que você continue assinando o feed que já assina, e até que me ajude com os testes (inclusive me enviando feedback se não gostar de algo, após eu ter tempo de corrigir eventuais problemas de implantação), mas certamente não me incomodarei se você for aderir ao novo feed alternativo, por qualquer motivo.

Uma terceira alternativa, claro, é manter sua assinatura atual e lembrar que existe o novo feed alternativo, migrando para ele caso algo o incomode durante meus testes (e, neste caso, espero que você me diga a razão, porque talvez eu possa corrigir).

E, caso encontre algum problema no novo feed alternativo, me avisem também ツ


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Anonymous (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 2:47 pm

    Não entendo como um autor permite o uso dos feeds RSS. São uma abominação, um câncer terrível.

    O conteúdo do site é importantíssimo – isso não faz parte da questão. Mas será mesmo que não vale absolutamente NADA todo o resto que envolve o conteúdo? O layout com o qual ele é apresentado é lixo?

    Um “leitor” assinando um feed é como você roubar comida de alguém, cuspir no prato e jogá-lo no lixo. Não há feedback, não há carinho: apenas a consumação crua do conteúdo.

    Eu ofereço os feeds porque me agrada disseminar o conteúdo, ainda que com as perdas naturais da transição entre tecnologias e formatos. Mas o que eu noto é que muitos leitores que assinam o feed clicam nos links que fazem parte deles para ler no próprio site as notícias que os interessam (que eles prospectam via feed), então a perda é compensada pela conveniência.

    Leandro (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 4:12 pm

    Augusto, este é exatamente o meu caso…
    Assino alguns feeds e apenas checo se alguma notícia me interessa, poisa pode ter coisa que não me chame a atenção…
    Caso encontre este conteúdo “interessante”, clico no link e leio a notícia no site.
    E isso em todos os feeds que assino…
    Isso me poupa muito tempo de ficar visitando muitos sites bons como este a procura de algumas notícias que me interessem…
    Acho muito válido!

    Ratito (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 5:31 pm

    O Augusto explicou os porques de tal notícia.

    As vezes a ideia Anonymous parece algo justo. Mas as vezes me parece uma legião de espíritos perversos que influenciam uma porção de gente vivos aqui.

    Guilherme (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 5:44 pm

    Concordo com o Augusto, acabei de entrar nesse post através do feed do blog. Organizo todos os sites q eu leio regularmente no meu google reader, para saber facilmente e mais rapidamente as novidades, e noticias, se me interesso por uma clico nela e venho até a fonte. E sem dizer que é muito bom quando se esta em algum lugar querendo matar tempo, abro meu iphone, entro no feedlerrss e vejo as noticias de uma forma mais rapida e leve.

    David Dias (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 11:38 pm

    Augusto é o cara mais profissional e preparado que eu conheço….

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 12:15 am

    @Augusto e @Leandro:
    É exatamente o meu caso: eu abro o que me interessa. Mesmo porque uma parte interessante do conteúdo está nos comentários dos leitores, que complementam e estendem o conteúdo principal. Aliás esse é um dos meus critérios de “leitura posterior”: notícias que rendam bons debates nos comentários.

    lucaugusto (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 4:47 pm

    O que me motiva a visitar o brlinux são os comentários, gosto de saber a opinião das pessoas acerca das notícias… Esse é o grande diferencial que me leva ao site mesmo tendo lido a notícia completa via rss.

    Abr4cks (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 8:25 pm

    Augusto, Parabéns por demonstrar preocupação com os leitores do br-linux
    Admiro a seriedade de como você conduz o site

Este post é antigo (2012-02-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.