Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oracle doando o OpenOffice para a Fundação Apache – Document Foundation desapontada

Conforme adiantei ontem via @brlinuxblog, a Oracle está contribuindo o código do projeto OpenOffice para a incubadora de projetos da Fundação Apache.

Parece um prenúncio de final feliz para este código que a Oracle recebeu quando comprou a Sun mas não foi feliz em manter. Não é a primeira vez que a Apache recebe um projeto pré-existente, e não há dúvida de que ela tem experiência em fomentar a participação do público em projetos de grande porte e visibilidade.

Mas há uma entidade que poderia estar mais contente: a Document Foundation, lar do fork LibreOffice. Em seu comunicado a respeito da notícia da doação, a Document Foundation disse dar às boas vindas à doação do código pela Oracle à Apache, em uma forma que permitirá a incorporação também ao LibreOffice.

Mas ela também disse algo mais: que lamenta a oportunidade perdida, no sentido de reunir o OpenOffice e o LibreOffice em uma comunidade única – ou seja, extinguindo a divisão estabelecida quando os fundadores do LibreOffice resolverem sair do OpenOffice e criar seu fork. Vai ser interessante acompanhar como a relação entre TDF e Apache Foundation vai se desenvolver nos próximos meses. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luis Knob (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 9:09 am

    Acho que no fundo a Oracle fez isso só de birra… E não acredito que a Apache Foundation irá manter o OpenOffice por muito tempo. Não faria nem sentido, os dois sendo administrados pelas comunidades algum desenvolvedor continuar no OO.

    Enzo Telles Poeta (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 9:24 am

    Então… depois dos problemas que a fundação Apache teve com a Oracle no caso do JCP … Se fosse eu pediria gentilmente que a Oracle pegasse o OO e “enfiasse”. Fala sério parece que é esmola !

    Scott (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 9:42 am

    A Oracle só fez isso por causa dos acordos com a IBM. Essa última investiu alguns milhões no Lotus Symphony. Tenho certeza que isso aconteceu por pressões políticas e não como forma de apoiar a comunidade.

    henry (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 9:50 am

    “dividir para conquistar”…. meio antigo, mas funciona muito bem entre humanos…

    João Marcelo (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 9:52 am

    Eu só espero que esse negócio de nuvem dê certo e a gente possa se livrar dessas suítes de escritório tradicionais, livres ou não.

    Thiago (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 10:13 am

    O OpenOffice tinha que ser doado à lata de lixo

    Se a comunidade quer fazer algo, que pegue e reescreva-o inteiramente

    Spif (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 10:30 am

    Então a TDF, que fez o fork, se sente chateada por que não recebeu o código? Acha que é ruim pois divide a comunidade? Mas então por quê fez um fork e dividiu, pra começo de conversa?.

    André Caldas (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 10:42 am

    @Spif,

    Mas então por quê fez um fork e dividiu, pra começo de conversa?

    É uma pergunta retórica ou você é realmente desinformado?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 10:50 am

    Thiago

    “O OpenOffice tinha que ser doado à lata de lixo

    Se a comunidade quer fazer algo, que pegue e reescreva-o inteiramente”

    Comentário meio radical, além de desinformado.

    Uma das primeiras coisas que o pessoal da TDF fez foi limpar o código, tirar coisas antigas que nem eram mais usadas e afins.

    Thiago (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 11:01 am

    Weber Jr.

    Prefiro usar Abiword e Gnumeric, que no tempo do OO abrir já abri, fiz a tarefa e fechei

    Realmente não testei o LO, mas duvido que seja muito diferente, em tão pouco tempo de mudanças.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 11:06 am

    Thiago

    “Prefiro usar Abiword e Gnumeric, que no tempo do OO abrir já abri, fiz a tarefa e fechei”

    Não vejo faz tempo esses dois, se estiverem fazendo tudo que LO e OOo fazem, excelentes escolhas.

    “Realmente não testei o LO, mas duvido que seja muito diferente, em tão pouco tempo de mudanças.”

    Ah, sim, e reescrevendo inteiramente como sugeriu seria mais rápido? ;)

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 11:21 am

    A impressão que passa é que:

    1 – A Oracle fez de birra
    2 – Acabou jogando o impasse nas mãos do Apache
    2.1 – Apache x TDF, se não entrarem em consenso
    3 – A Apache por ter mais nome, seria uma afronta direta a TDF dizendo: “A Apache tem um histórico de bons softwares e vocês?”
    4 – Também acredito que a IBM tenha feito pressão. :)

    lapis (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 11:28 am

    O pior é que a Apache Foundation vai abrir espaço para projetos não copyleft permitindo que outras empresas não interessadas no software livre entrem no projeto. E infelizmente assim,o projeto com a versão Apache terá mais investimentos do que a versão copyleft. Não vai incentivar as empresas investirem na versão copyleft.(A LGPL não é inteiramente copyleft.Eu gosto muito desta licença)

    Espere Apple e Microsoft começarem a mostrar a sua influencia no projeto.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 11:30 am

    Oracle trollface

    Sérgio Luiz Araújo Silva (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 12:00 pm

    Depois que a vaca foi pro brejo fica fácil posar de mocinho. A comunidade tem sensibilidade para perceber isto, até porque se pode fazer a pergunta: Por que não fez essa doação antes? Por que esperou o surgimento do LibreOffice?

    rodrigo zimmermann (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 12:38 pm

    enquanto isto a microsoft avanca cada vez mais a frente com o ms office, e o oo continua com seus recursos do seculo passado

    Maikon (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 12:44 pm

    Se o pessoal da Fundação Apache tiver bom senso, aposto que ela vai entregar o OpenOffice para a The Document Foundation, daqui uns dias. Com certeza eles estão acompanhado a saga do OO e do LO. É um pressentimento, espero pra ver.

    Outra possibilidade repleta de bom senso seriam os desenvolvedores que deixaram o OpenOffice devido ao comportamento da Oracle agora voltarem a se unir a ele, nas mãos da Apache.

    A fundação Apache não poderia re-doar (putz, essa doeu) a The Document Foundation ?

    ou um merge, onde o código do LibreOffice seria o majoritário e assim a Document Foundation teria-o apenas com outro nome ?

    Duas comunidades livres competindo entre si não é lá muito bacana, me lembro do Compiz que nasceu da união de outros dois projetos que serviam para exatamente a mesma coisa. Obtiveram sucesso.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 1:27 pm

    Eu sou a favor de existirem as duas versões, o LibreOffice e o OpenOffice.org da Fundação Apache. São dois softwares concorrendo entre si.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 1:34 pm

    Me juntando ao exercício de futurologia que todos estão fazendo, acho mais provável que a Apache doe o código para a TDF do que os ex-desenvolvedores OOo voltem para este. Imagino que eles já se sintam em casa na TDF e tenha mais segurança sobre o futuro do código que eles escrevem, por causa da licença copyleft.

    Além disso, a Apache esteve meio brigada com a Oracle e é estranho que esteja aceitando este código agora. Se não houver dinheiro envolvido por baixo dos panos, ela está fazendo isto justamente para “redoar” (como disse nosso amigo aí em cima :P ) para a TDF e, assim, unificar os projetos. Se ela não o fizesse, corria o risco da IBM querer jogar para a fundação Eclipse e, assim, nunca haver o merge.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 1:34 pm

    Tão querendo lavar as mãos depois da cagada que fizeram….
    http://br-linux.org/2011/oracle-fundacao-apache-intimada-a-fornecer-documentos/

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 2:11 pm

    A TDF já trabalhou em cima do código e foi formada com muita gente que declarou apoio, grandes empresas inclusive. Formada com um objetivo único, foco no LibreOffice.

    Todo esse ecosistema migrado/criado em torno exclusivamente de um suite Office teria de ser adaptado as regras da ASF.

    Remobilizar parceiros, verificar possíveis problemas de licenciamento (LGPL x Apache) e tudo que foi feito simplesmente porque agora a Oracle resolveu largar de mão, mas fazendo beicinho, doando para alguém diferente. Seja para agradar IBM ou não.

    Por mais que respeite a Apache, nesse caso, o melhor parece ser que tudo fique na TDF, e a apache guarde o código como histórico, se quiser.

    Para mim, parece ser esse o caminho mais sensato. Só acho que, se está incluido na doação, poderiam repensar o nome, “LibreOffice” não gosto.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 2:28 pm

    @Weber Jr.

    Acho que a mudança de nome de novo, seria muito ruim.

    psantos (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 2:44 pm

    Está parecendo mais um “calaboca” da Oracle para a Apache. Mas enfim, concordo com o Allan Taborda; talvez não seja má idéia duas suítes “concorrentes”.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 3:14 pm

    A fusão dos dois é questão de tempo. Uma vez que a TDF já fazia merge em cima do trabalho da Oracle com o OO, bastaria adotar o LO e incorporar as equipes.

    A fundação Apache faz tempo que serve de cemitério de projetos mortos. Dos projetos que ela hospeda, quase metade estão parados há anos. É muito mais jogo passar a bola pra TDF ou simplesmente deixar o projeto hospedado nela.

    “Além disso, a Apache esteve meio brigada com a Oracle e é estranho que esteja aceitando este código agora.”

    É óbvio que a fundação Apache já sabia que receberia essa doação, esse tipo de negociação dura tempos, não foi da noite pro dia. Essa “briga” foi exagerada pela comunidade, entre as duas empresas não houve essa inimizade toda que pintam. É a mania do pessoal achar que empresa é igual menino e se houve alguma diferença é porque houve motivo diabólico por trás.

    Iuri de Arruda Gules (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 4:30 pm

    Bom, já exitem algumas suites de office. Pra mim quem acha que é uma boa o OpenOffice competir com o LibreOffice num tem muita noção do que está falando não.

    Bremm (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 5:25 pm

    @hamacker
    Bem lembrado do episódio Compiz → Beryl | Compiz = CompizFusion

    Só lembrando que o Beryl foi uma derivação do Compiz, e depois acabou unindo-se novamente a ele para formar o CompizFusion. Talvez isso venha a acontecer com o LibreOffice (apesar de que seria melhor mesmo a Apache “engavetar” o falecido e deixar a história seguir seu rumo).

    Esse episódio que desmantelou o OpenOffice e criou o LibreOffice serviu de lição não só para a Oracle, mas para qualquer grande empresa. A próxima “puxada de tapete” pode ser o Java. Quiça ele ganhe uma reciclagem e façam com que ele consuma menos recursos e tenha widgets mais atraentes…

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 6:12 pm

    acho que o mais certo seria a apache doar novamente o nome openoffice a Document foundation

    se não for o caso
    que existam as duas versões

    so acho que a document foundation n deve parar o trabalho deles so por causa que existe outro projeto livre

    André Machado (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 7:06 pm

    Eu só espero que esse negócio de nuvem dê certo e a gente possa se livrar dessas suítes de escritório tradicionais, livres ou não.

    Aí em um belo dia você precisa digitar um texto ou relatório urgente e não pode se conectar à Internet por razões aleatórias. E aí? De grande serventia a “nuvem”.

    Gilberto Schiavinatto (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 7:30 pm

    Essa estória de nuvem é utopia, não vai existir 100% de segurança nunca. Bancos que investem milhões em segurança para seus clientes com muito dinheiro são alvos, imagine nós usuários comuns deixando informações nas nuvens, de tempos em tempos teremos ventos fortes e as nuvens se vão não se sabe para onde…..Prefiro meu w(pirata) e Libre/OpenOffice no micro….

    Eloi Freitas (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 9:32 pm

    Aí em um belo dia você precisa digitar um texto ou relatório urgente e está faltando energia por razões aleatórias. E aí? De grande serventia o “computador”.

    Aí em um belo dia você precisa datilografar um texto ou relatório urgente e a papelaria está sem fita Facit. E aí? De grande serventia a “máquina de escrever”.

    Aí em um belo dia você precisa escrever um texto ou relatório urgente, o tinteiro está vazio e o armazém está fechado. E aí? De grande serventia a “pena”.

    Indisponibilidades fora do controle do usuário todas as ferramentas podem ter.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/06/2011 às 10:24 pm

    Ia responder ao @André Machado, mas o Eloi Freitas ilustrou tão bem que apenas assino embaixo.

    Bremm (usuário não registrado) em 3/06/2011 às 12:01 am

    Vocês esquecem que a probabilidade de faltar tudo (literalmente) é muito remota. Particularmente não confio em nuvem apenas pela questão de segurança — principalmente para quem usa redes sem fio abertas ignorando os métodos de criptografia disponíveis. Tanto é que só uso o armazenamento e edição em nuvem (Google Docs, Zoho) para trabalhos escolares e documentos onde não há necessidade de sigilo. Não creio que alguém tenha interesse de ler minhas traduções russo-português ou francês-português repletas de erros de ortografia e sintaxe.

    A época das lâmpadas com filamento de carvão já passou, hoje é possível ter-se uma lanterna com um dínamo e diodos emissores de luz, cuja possibilidade de falha é quase nula.

    Pela lógica de vocês o cidadão deveria viver em abrigos anti-aéreos, pois sempre há o risco de bombardeio.

    Maninho (usuário não registrado) em 3/06/2011 às 12:48 am

    Melhor ainda se a Apache e a TDF juntarem forças para continuarem o projeto sob um único nome -ou seja- arquivar o falecido e trabalharem somente em cima do LibreOffice – afinal trata-se de fork higienizado e refinado do OpenOffice.

Este post é antigo (2011-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.