Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Acordo: Sony desiste da continuidade da ação judicial contra GeoHot

GeoHot, o hacker que recentemente recebeu ordem judicial de cessar a divulgação de suas técnicas de burlar as restrições da Sony ao pleno uso do PlayStation 3 e entregar seus equipamentos para perícia, agora viu a maré virar: a ação judicial foi encerrada por meio de acordo no qual o hacker se compromete a não mais divulgar os procedimentos que agora já são de conhecimento público.

Os detalhes sobre outros termos do acordo não chegaram ao meu conhecimento a tempo deste post, mas estou concordando com a avaliação do Gizmodo (US) de que a Sony precisou conceder esta vitória ao seu adversário, que levou pouco mais do que um tapa na mão, porque considerou o custo da reação negativa dos consumidores (incluindo os ataques retaliatórios do grupo Anonymous) intimidados por medidas como a “quebra do sigilo” das comunicações via Twitter, dos acessos aos materiais publicados por GeoHot ao Youtube, e dos acessos ao próprio site de GeoHot.

Envolver seus próprios consumidores no lado oposto de uma disputa judicial é algo que raramente compensa, e a Sony parece ter percebido a tempo.

Trecho do IDG Now:

Após uma longa disputa, a Sony anunciou hoje, 11/4, um acordo com o hacker George “GeoHot” Hotz, acusado de desbloquear o sistema do PlayStation 3.

No blog oficial da empresa, o diretor de relações públicas, Patrick Seybold, disse que a companhia fez “um acordo sobre o processo da SCEA (Sony Entertainment America) contra Hotz na corte federal em São Francisco, Califórnia”.

(…) E, conforme noticiamos, na semana passada o grupo hacker Anonymous declarou guerra à Sony em represália ao processo contra GeoHotz. O grupo realizou ataques contra vários servidores da Sony e da rede PlayStation Network. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Não gostei do final, gostaria de ver o negócio ir até o fim para que não restasse dúvida sobre quem manda no equipamento que um consumidor COMPROU legalmente, creio que resultado favorável poderia servir de argumento quanto a DMCA dos EUA.

    É claro que ter que ir aos tribunais para provar isso, ter que aturar uma “turba” de advogados de uma grande corporação, se submeter aos procedimentos da justiça, horários, ritos, etc., não é para qualquer um, e, como eu estou na internet, longe de qq pressão, é fácil falar: não faça acordos, vá lá e chute os traseiros deles.

    Samuel (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 9:01 am

    É, com certeza a Sony sentiu a pressão da reação negativa por parte dos consumidores. Espero que as pessoas continuem lutando contra esse tipo de abuso.

    André Moraes (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 9:42 am

    Ponto positivo para a luta contra DRM. Valeu GeoHot, Anonymous e todos os clientes da Sony.

    Apesar de não ter ficado claro quem manda, deu pra mostrar que a empresa é que deve se submeter às vontades dos clientes!

    Elessar (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 11:10 am

    Xinuo, a coisa ainda não chegou no seu final. O processo pode sim ter acabado, porém as técnicas usadas pelo Hotz já cairam nas mãos do povo.

    É questão de tempo (e claro, de compensar ou não) para o povo ir desbloqueando seus PS3. Eu mesmo não pretendo desbloquear o meu, a menos que exista algum que permita que eu jogue meus jogos originais ao mesmo tempo, me liberado para instalar homebrews também.

    aff (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 12:13 pm

    Pra mim é tarde demais.

    Toda a quebra absurda de sigilo… o que é isso? Quem pensam que são?

    Adeus PSP (eu ia comprar um), adeus Xperia X8 (ia comprar um), adeus qualquer coisa com essa marca.

    Nunca mais compro nada da Sony, nem pilha.

    Vai que me processam por usar a pilha fora de um equipamento Sony?

    Ou então me rastream e processam apenas porque entrei num site vi mostrando como recarregar a pilha Sony usando outro carregador?

    Tô fora, e quem for me perguntar, recomendo pular fora também.

    Vou programar uma extensão para navegadores bloquearem quando aparece algo da Sony, igual fizeram pro Justin Bieber.

    Bah!

    Maikon (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 12:50 pm

    Segundo a info: “O Geohot está proibido de modificar ou utilizar de forma não autorizada os produtos da Sony”.

    Peraí!!! Eu compro a parada, é meu!!!!!!!!!!! Se eu quiser quebrar em pedacinhos e comer como sucrilhos, é problema meu!!!! Eu comprei e paguei, não é mais propriedade da Sony é minha propriedade, faço dela o que eu quiser. Que P!@#$%” é essa?!!

    Jason (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 1:05 pm

    Senhores, certamente a Sony só não foi para frente porque não valia a pena! O caso era favorável para a Sony e uma vez que o cliente concorda com os termos de venda do fornecedor é isto que ele esta comprando e não o direito de fazer o que bem entender com o aparelho (a não ser que isto esteja descrito nos termos). Provavelmente eles desistiram do processo para depois contratarem o rapaz para auxiliar na segurança dos seus produtos. Sinceramente não consigo entender, garanto que ninguém gosta que alguém quebre um promessa feita, no entanto, todos que ao comprarem um produto comercial e concordarem com os termos prometendo que não o descumprirão, quando quebram essa promessa ainda são vistos como certos! Não estou defendendo nada e nem ninguém aqui, no entanto, tenho certeza que não é esse o espírito do software livre. O que vemos naqueles que seguem de forma responsável este movimento é um mundo de inovações de alta qualidade e que são uma alternativa aos produtos comerciais. Será que o linux teria sucesso infringindo leis e patentes (já vimos a bagunça que isto gera só por uma suspeita) ?

    LUIS ANTONIO (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 1:43 pm

    Puxa vida… acho que isso me fez refletir um pouco sobre nosso velho e combalido Brazuca (pelos politicos e empresarios corruptos). Por que n’ao pedimos a esses caras para detonar os sites das instituicoes que abrigam essa corja de pilantras ate eles pararem de sugar o dinheirodos cofres publico….e se conseguirem detonar o site dos deputados que so votam a favor dos interesses particulares e nao dao a minima para nos que pagamos a porra dos salarios desses babacas e ainda temos que pagar sua mordomias que estao alem da imaginacao dos pobres mortais? [e por esse letargia nossa que o salario minimo no brasil mal da pra comer feijao com arroz…. e o auxilio reclusao que NOS PAGAMOS AOS BANDIDOS e quase o dobro do salario minimo..abracos atodos to revoltado com essas coias me desculpem.

    aff (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 1:48 pm

    Jason,

    Termo nenhum pode se fazer valer em cima dos direitos, garantidos por lei, das pessoas (direito de propriedade e privacidade, por exemplo, ambos ignorados pela Sony).

    E ninguém aqui está falando em quebra de patentes, o que isso tem a ver?
    Penso que talvez você esteja confuso com os termos, então seria legal ler mais sobre esses itens.
    Não acho legal misturar as coisas.

    Voltando ao assunto, inclusive, existem bastantes casos de engenharia reversa em drivers livres, que ajudaram a popularizar vários softwares livres.

    E tem mais, quer falar sobre promessa quebrada, meu querido?
    Começamos falando da fonte do problema, que foi a Sony bloquear a instalação do Linux no PS3, isso após a venda.

    Foi isso que incentivou as pessoas a procurarem o desbloqueio, ok?

    Obs: fãs de qualquer coisa, sejam de empresas ou pessoas, não deveriam defender as últimas quando elas cometem esses atos que são contra tudo e todos, inclusive contra os próprios fãs, isso já é “fundamentalismo religioso” e não mais fã.

    Renato (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 3:41 pm

    Se você comprou seu PS3 e na caixa está escrito que você pode instalar outros SO’s você tem total liberdade de ir lá e pedir seu dinheiro de volta, ou restituição por essa função não existir, ou o que for! Isso é propaganda enganosa!

    Agora se você comprou e na caixa não estava escrito nada disso, então você não tem direito de reclamar!

    Outra coisa, quando você ligou/comprou, você estava de acordo com todos os termos que foi, ou tentaram, fazer você ler e aceitar! Se você não é de acordo com algum deles, sinta-se livre para devolver!

    To nem ai se o controle do meu equipamento está na mãos da empresa, só quero chegar e usar ele, quero que ele funcione direito e tudo mais! Prefiro muito mais isso do que ter total liberdade de fazer o que eu quiser fazer com ele, mas a principal função de jogar não funcionar! Mesmo porque também não tenho tempo para ficar fazendo algo com essas coisas! Imagina ter que ficar personalizando tudo! Pela mor de deus, deixa as empresas fazerem isso, e vai curtir a vida! Sai de casa sei lá!

    Quero instalar S.O. eu compro um computador para isso! O que também está nas mãos das empresas! Tudo hoje está nas mãos das empresas, é o mundo de hoje!

    Já tive celular da Sony e gostei muito, tonto são as pessoas que ficam com frescuras por causa disso! Vai lá ver das outras marcas, vide meu LG atual que não me permite nem alterar o som da mensagem de sms! Que tem um conceito da hora, mas não me permite mudar o plano de fundo a não ser por um dos que vem no celular! É tudo igual!

    Renato (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 3:44 pm

    Só acrescentado,

    Também não vejo ninguém reclamando de TV’s, ninguém vai lá brigar com a samsung porque o sistema da TV não permite rodar video em avi, ou mpeg, ou o que for!

    Essa coisa de falar mal da sony e querer liberdade do ps3 virou modinha!

    Patola (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 4:14 pm

    ninguém vai lá brigar com a samsung porque o sistema da TV não permite rodar video em avi, ou mpeg, ou o que for!

    Mentira deslavada. Prova:
    http://forums.whirlpool.net.au/archive/1174627
    http://www.digitalhome.ca/forum/showthread.php?t=134995
    http://forum.xbmc.org/showthread.php?t=58638&page=3

    Se você vir os relatos, perceberá que as TVs de tela plana Samsung parecem ter uma implementação bem particular e proprietária de uPnP e DLNA que traz incompatibilidade com vários servidores de mídia.

    E quanto ao resto do seu discurso, se você abusa da liberdade de escolha para piorar a vida de todo mundo em efeito de rede e financiar as empresas que mais aprisionam e restringem os usuários, eu me sinto no direito de abusar da liberdade de expressão para persuadir mais gente a atuar contra entreguistas como você.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 4:24 pm

    @Renato,
    É claro que ficar só resmungando contra a Sony não adianta.
    Mas se todos pensassem como você, as empresas em geral removeriam ainda mais os direitos do consumidor.
    Consumidor não é apenas um indivíduo que compra, usa e joga as coisas no lixo.
    O que a Sony fez é o mesmo que uma fábrica de sapato que liberasse o par e os respectivos cadarços e logo depois, tapasse os furos e não mais nos permitissem usar cadarços.

    Josenaldo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 1:19 am

    Por causa de coisas como essas é que eu não quero nem saber de Sony!

    E Viva a Microsoft que, surpreendentemente, está liberando o Kinect para hacks. Aliás, está estimulando os hacks! Sabiamente, estão usando a comunidade para desenvolver novos produtos e a comunidade agradece a oportunidade de brincar com o inect à vontade!

    Essa estorinha de não poder mexer no PS3… FURADA!

    Eu compro um carro e, DENTRO DOS LIMITES DA LEI, eu posso alterá-lo como quiser. O problema é que o contrato da Sony quer passar por cima da Lei, uma ver que esta não prevê como eu posso alterar meu aparelho, mas me permite alterar como quiser. O que a lei não me permite é quebrar uma patente para lucrar com isso.

    Renato (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 12:47 pm

    @Patola

    Realmente eu não vejo ninguém reclamando, se é mentira pra você me desculpe, mas pra mim nunca vi ninguém comentar nada de Samsung, LG, pode ser por não procurar, por falta de tempo, mas é o que vejo hoje, pois só vejo pessoal reclamando da Sony isso, Sony aquilo, querendo ou não os cara tem uma qualidade no que fazem! Pelo menos eu nunca tive problema com produtos da Sony!

    Você pode falar o que você tiver vontade, essa é a liberdade, e eu posso simplesmente não concordar, mas não há nada que posso fazer! Agora outra coisa é você concordar com os termos que te foram propostos e mesmo assim querer reclamar! Isso que eu não acho aceitável! Se você assinou, compro, aceitou os termos mantenha sua palavra! Como disse se no termo estava escrito que você poderia instalar outro SO’s e você não tem mais essa possibilidade é só entrar com processo!

    Duvido que muita gente leia as normas de forum que se cadastra e tudo mais, ai depois toma ban e fica reclamando, ou pedindo desculpa pois não sabia! Pessoal não tem muito costume de ler esses termos! Seria a mesma coisa!

    @Paulo Cesar

    Tudo depende dos termos que foram te fornecidos! Me desculpa se sou este tipo de consumidor, mas eu não compro um armário pra transformar ele em porta, se eu quero algo eu compro exatamente o que eu preciso e quero que ele faça exatamente o que ele foi feito para fazer! E eu não ligo de não ter essa liberdade de modificar! Se você acha que isso não é correto, que você pode fazer o que quiser tudo bem, tem outras empresas por ai, você pode escolher a que quiser! E realmente só ficar falando não vai mudar nada, por isso quem é contra devia fazer algo, agora tem gente que é contra mas vai lá mesmo assim e compra e fica reclamando! Isso que eu não entendo!

    E pense pelo outro lado, é ai que nascem novas oportunidades! É fechando cada vez mais o cerco que uma hora ele estoura pois surge uma empresa com filosofia totalmente diferente! Foi assim com o Linux e com a Oi, enquanto todos fechavam mais os circos, cada vez mais elas liberavam mais e melhoravam as coisas! Imagina se não fosse a Oi, até hoje estaríamos comprando celular bloqueado! Apesar de alguns ainda serem, mas enfim!

    @Josenaldo

    Ponto pra Microsoft, realmente a Sony podia ao invés de ficar causando ai, ou o que for, deixar o pessoal ai com os hacks e focar nos usuários legais do ps3! Já descobriram já era, bola pra frente!
    E também tem que lembrar que o PS3 começou a ser vendido oficialmente esses dias no Brasil, ou seja, se alguém comprar eles pode até arriscar a entrar com processo ou o que for, mas quem comprou de fora está sujeito as leis da onde ele foi adquirido, uma vez que a venda dele aqui seria ilegal!

    self_liar (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 1:18 pm


    @Paulo Cesar

    Tudo depende dos termos que foram te fornecidos! Me desculpa se sou este tipo de consumidor, mas eu não compro um armário pra transformar ele em porta, se eu quero algo eu compro exatamente o que eu preciso e quero que ele faça exatamente o que ele foi feito para fazer! E eu não ligo de não ter essa liberdade de modificar! Se você acha que isso não é correto, que você pode fazer o que quiser tudo bem, tem outras empresas por ai, você pode escolher a que quiser! E realmente só ficar falando não vai mudar nada, por isso quem é contra devia fazer algo, agora tem gente que é contra mas vai lá mesmo assim e compra e fica reclamando! Isso que eu não entendo!

    Você pode não se importar,mas o que a sony faz não tem sentido.Eu quero organizar o guarda-roupa como eu quiser e se um dia ficar velhor ,reaproveitar as suas madeiras para algumas coisa.

    Mas não ,agora a sony quer controlar através da caixa-preta o que você deve fazer ou não simplesmente para satisfazer as necessidades de lucro dela.

    Agora eu tenho que ficar segurando nas costas uma empresa bilionária? Isso me lembra um certo negócio que começa com S e termina com O.


    Você pode falar o que você tiver vontade, essa é a liberdade, e eu posso simplesmente não concordar, mas não há nada que posso fazer! Agora outra coisa é você concordar com os termos que te foram propostos e mesmo assim querer reclamar! Isso que eu não acho aceitável! Se você assinou, compro, aceitou os termos mantenha sua palavra! Como disse se no termo estava escrito que você poderia instalar outro SO’s e você não tem mais essa possibilidade é só entrar com processo!

    Duvido que muita gente leia as normas de forum que se cadastra e tudo mais, ai depois toma ban e fica reclamando, ou pedindo desculpa pois não sabia! Pessoal não tem muito costume de ler esses termos! Seria a mesma coisa!

    Não posso manter palavra em leis que desrespeitam o indivíduo.
    Lei não é certidão de justiça e razão .E mesmo que estiver na lei e ainda for injusto ,ainda sim posso rejeita-la.Sim a rejeição não está na lei ,mas a eu com respeito a minha liberdade individual posso sim não seguir a lei.

    Renato (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 1:31 pm

    @self_liar

    Você pode não se importar,mas o que a sony faz não tem sentido.Eu quero organizar o guarda-roupa como eu quiser e se um dia ficar velhor ,reaproveitar as suas madeiras para algumas coisa.
    Mas não ,agora a sony quer controlar através da caixa-preta o que você deve fazer ou não simplesmente para satisfazer as necessidades de lucro dela.
    Agora eu tenho que ficar segurando nas costas uma empresa bilionária? Isso me lembra um certo negócio que começa com S e termina com O.

    A sua frase termina exatamente como uma resposta, você não precisa é sua liberdade de escolha! Você está livre pra escolher outra a seu gosto! Pense que quanto mais controle ela querer colocar, mais compradores ela vai perder!

    Não posso manter palavra em leis que desrespeitam o indivíduo.
    Lei não é certidão de justiça e razão .E mesmo que estiver na lei e ainda for injusto ,ainda sim posso rejeita-la.Sim a rejeição não está na lei ,mas a eu com respeito a minha liberdade individual posso sim não seguir a lei.

    E as empresas também! Ainda mais se não tem ninguém pra contradizer ela!

    self_liar (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 1:41 pm


    E as empresas também! Ainda mais se não tem ninguém pra contradizer ela!

    Então se ela não segue um minimo de respeito a justiça e a liberdade individual ,então não vou seguir o contrato mesmo depois de comprar o produto.


    sua frase termina exatamente como uma resposta, você não precisa é sua liberdade de escolha! Você está livre pra escolher outra a seu gosto! Pense que quanto mais controle ela querer colocar, mais compradores ela vai perder!

    Era bom se as coisas funcionasse assim,mas não é verdade.Ainda muita gente apoia e dá lucro massivo a Sony.Isso só fortalece ainda mais a criar negócios ruins que afetem TODA a sociedade.

    Renato (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 2:45 pm

    @self_liar

    Sinta-se livre pra fazer o que quiser! Assim como você não gosta da Sony por querer te controlar, ela não gosta de você por querer ser livre é a liberdade de cada um!

    O pessoal apoiá pois não tem outra! Não tem alguém pra bater de frente e com a cabeça mais aberta para as coisas, como dei o exemplo anterior do caso da Oi que cresceu muito por causa disso e fez as outras empresas mudarem!

    E Viva a Microsoft que, surpreendentemente, está liberando o Kinect para hacks. Aliás, está estimulando os hacks! Sabiamente, estão usando a comunidade para desenvolver novos produtos e a comunidade agradece a oportunidade de brincar com o inect à vontade!

    porque é do interesse dela @josenaldo, apenas isso e não afeta o negócio dela. Pelo que o geohot fazia se poderia continuar com o mercado paralelo de jogos, canibalizar a produção de computadores com chip cell/powerpc…a sony tem muito a perder com isso.

    agora vai alguém quebrar a proteção do xbo360live pra ver o que acontece.

Este post é antigo (2011-04-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.