Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PS3: Juiz silencia GeoHot, manda entregar equipamentos

Novo capítulo da novela das restrições e desbloqueios no Playstation 3: após uma decisão preliminar negando prosseguir com a ação judicial da Sony contra os responsáveis pela obtenção das chaves criptográficas devido a uma questão de jurisdição, agora houve andamento, com resultados bastante intimidadores, ao menos no momento, para os adversários da multinacional.

Segundo o resumo do OSNews, a ordem judicial proíbe o hacker GeoHot e os integrantes da equipe fail0verflow de distribuir ou linkar o procedimento de desbloqueio, ou encorajar outros a praticá-lo. Ele também ordenou que eles entreguem aos advogados da Sony quaisquer computadores ou meios de armazenamento usados para criar o desbloqueio. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    SiBeRiaN` (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 9:17 am

    Em breve nem vamos mais poder mancar da perna esquerda sem pagar royalties… rs

    MalkavFelipe (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 9:27 am

    Podem me jogar pedras, mas eu to torcendo pela Sony! Os jogos piratas vão acabar com o console!

    tadeucruz (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 9:28 am

    Agora é tarde Sony.

    Suhanko (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 9:50 am

    Não sou a favor de piratear jogos do ps3, mas sim de baixar os impostos. Porém, o console é meu e não posso fazer o que quiser com ele? Parece que estou pagando aluguel do console.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:08 am

    Tem um ditado antigo que diz “manda quem pode e obedece quem tem juízo”! É triste, mas é a realidade….

    clenivaledo (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:11 am

    Tudo começou quando a poderosa Sony tirou suporte ao linux do PS3, através de atualizações.

    Edgard Mota (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:11 am

    A Sony está dando uma invejável aula de como desrepeitar seus clientes: Os proprietários do PS3 já perderam o suporte a outro S.O. e a possibilidade de rodar jogos dos Playstations anteriores. Esses features faziam parte dos critérios utilizados na hora de escolher qual console comprar. Isso sem contar o desrespeito com os brasileiros que não contam com uma PSN Nacional e tem que se utilizar de meios alternativos até para PAGAR LEGALMENTE por conteúdo nas PSN’s da Gringolândia. Que orgulho ferido é esse que faz com que ela coloque uma dúzia de engravatados bem-pagos para sufocar iniciativas como a do GeoHot? Qual é a sua Sony?

    edd (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:24 am

    Quanto será que o juiz levou nessa ?

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:32 am

    @Suhanko

    “Porém, o console é meu e não posso fazer o que quiser com ele?”

    Isso mesmo, você não adquiriu o bem, adquiriu uma licença de uso. Da mesma forma que as licenças de software proprietário.

    “Parece que estou pagando aluguel do console”.

    Exatamente, aluguel é a palavra mais correta. Inclusive evitaria muitos equívocos se fosse usado o termo aluguel no lugar de compra.

    Já pensou se outros ramos fizessem o mesmo? eu poderia comprar um carro mas não poderia colocar o que eu que quisesse dentro dele, ou não poderia rodar em qualquer estrada.
    Faria sentido se eu alugasse o carro, certamente eu teria um contrato de aluguel com estas restrições. Mas se o carro é meu a história é diferente….

    Víctor (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:35 am

    Não acho nada de mais em um caso deste tipo o juiz apreender temporáriamente os equipamentos até que ocorra uma decisão definitiva do caso, para quem não leu a notícia a apreensão foi em caráter temporário, visto que houve indícios de que o ato feriu leis norte-americanas. Agora é só esperar o julgamento. E muitas pessoas esquecem que o julgamento é nos Estados Unidos, não adianta vir com argumentos balizados nas nossas leis, lá o jogo é diferente.

    Víctor (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:37 am

    @Emerson Casas Salvador, muito bem colocado, quando você compra um PS3 existem regras que determinam o seu uso, muito delas podem ser ilegais no Brasil, mas nos Estados Unidos não.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:49 am

    Eu estou tão feliz com meu Wii… por enquanto. Pelo menos a Nintendo tem feito vistas grossas aos homebrews.

    De qualquer jeito creio que os consoles vão morrer, mas não é por causa da pirataria, mas pelo desenvolvimento tecnológico mesmo. Com computação móvel cada vez mais barato e mais potente, não haverá mais sentido em haver consoles no futuro.

    sergio (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:53 am

    hummm…
    Profecia:

    Em atacando a comunidade geohot, failover… etc …
    eles vao desbloquear de vez e fazer rodar um monte de jogos piratas (que o pessoal vai comprar por R$3,00).

    Pode ser que no mercado americano isso nao aconteca, mas america do sul, asia (mais da metade do mercado…)

    Gilson (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:08 am

    Eu discordo de muita coisa.

    1º O PS3 ainda faz o que se propõe a fazer. Rodar jogos. Instalar ‘outros Sistemas Operacionais’ era uma feature. A Sony nunca vendeu o PS3 fazendo propaganda que você podia instalar Linux nele.

    2º Com a instalação de um SO no PS3, pode ter certeza, seria muito mais fácil de ‘piratear’ a parada.

    3º A sony está fazendo o possível (e talvez um pouco mais) para proteger o console da pirataria. Eu tenho um PS3 e prefiro assim. Se eu quizer usar o PS3 como PC, eu compro um PC, afinal o preço é quase o mesmo.

    Gilson (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:10 am

    Já pensou se outros ramos fizessem o mesmo? eu poderia comprar um carro mas não poderia colocar o que eu que quisesse dentro dele, ou não poderia rodar em qualquer estrada.

    Faça alguma modificação em algum motor da GM ou da VW e distribua livremente, pra você ver o que acontece. :D

    Andre (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:27 am

    Faz todo sentido Gilson…

    Se você comprar uma bicicleta com marchas, não vai se importar se o fabricante tirar algumas marchas dela, já que ela vai continuar funcionando…

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:32 am

    @Gilson – só esquece que montar um Cluster com PS´s3 saia MUITO mais em conta do que PC´s.E mais: segundo consta, a ‘feature’ do Geohot não era pra liberar pirataria e SIm, possibilitar jogos HOMEBREW. Mas enfim, cada um gasta a grana onde bem entende…

    Carlos (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:38 am

    1º O PS3 ainda faz o que se propõe a fazer. Rodar jogos. Instalar ‘outros Sistemas Operacionais’ era uma feature. A Sony nunca vendeu o PS3 fazendo propaganda que você podia instalar Linux nele.

    Vendeu sim. Pouco antes de lançar o PS3, a Sony começou a comercializar um kit chamado “PS2 Linux”, que permitia utilizar o Linux confortavelmente no PS2. Com o lançamento do PS3, veio a promessa de que esse tipo de suporte viria por padrão no novo console.

    2º Com a instalação de um SO no PS3, pode ter certeza, seria muito mais fácil de ‘piratear’ a parada.

    Se não tem conhecimento técnico a respeito do assunto, então não comente. A pirataria já era possível antes do Geohot, por meio do “PS3 Jailbreak”. Pra que alguém vai buscar uma forma de piratear por meio da instalação de um SO se ela já é possível de outra forma? Se for pela facilidade de fazer tudo em software, ela viria com ou sem Geohot. O Geohot não fez nada que facilitasse isso.

    3º A sony está fazendo o possível (e talvez um pouco mais) para proteger o console da pirataria. Eu tenho um PS3 e prefiro assim. Se eu quizer usar o PS3 como PC, eu compro um PC, afinal o preço é quase o mesmo.

    Novamente, se não tem conhecimento técnico, não comente a respeito. Não tem como comparar o hardware do PC com o hardware do PS3.

    Faça alguma modificação em algum motor da GM ou da VW e distribua livremente, pra você ver o que acontece. :D

    Não acontece nada. Você é livre para transformar o motor da GM em um ventilador ou em um super-liquidificador se quiser. E pode distribuir livremente as instruções de como fazer isso por qualquer meio.

    Paulo (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:39 am

    Sérgio, isso já aconteceu.

    Faz umas 3 semanas que já tem firmware alterado e homebrews que permitem vc rodar backups de jogos de PS3 diretamente de um HD plugado na USB

    Os jogos estão disponíveis em sites de torrents. O problema é que o god of war tem mais de 36 Gb.

    Eu s

    Ronaldo (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:44 am

    É chato ver esse galera fazendo MIMIMI por causa da retirado do otherOS, VAMOS SER SINCEROS! Todo mundo quer piratear os jogos apenas 0000000,1% pode ter algum interesse acadêmico.

    Luciano (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:45 am

    Assim como os filmes, se os DVD’s de jogos fossem comercializados por um preço justo, certamente a maioria faria questão de possuir o DVD original na caixa.

    mAD (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:53 am

    @clenivaledo

    “Tudo começou quando a poderosa Sony tirou suporte ao linux do PS3, através de atualizações.”

    Nada a ver, ninguém tá nem ligando pra questão de rodar Linux ou não, querem é rodar jogos piratas mesmo!

    Evandro Guglielmeli (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:53 am

    @Ronaldo, não me leve a mal, mas 0000000,1% é o mesmo que 0,1%. Lembre da expressão, muito usada de forma pejorativa: -O fulano é um zero à esquerda.

    Evandro

    Fellype (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 12:10 pm

    “Quanto será que o juiz levou nessa ?” x 2

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 12:16 pm

    A questão de ser “aluguel” ou não, já foi bastante discutida.

    O que me espanta mesmo na notícia é um Juiz acolher um pedido desses.

    Lógico que não tenho conhecimento de direito, mas talvez se pudesse usar os exemplos do Google e Mozilla que recompensam quem descobre vulnerabilidades nos browsers.

    Se poderia confrontar as posturas para mostrar o absurdo que foi esse pedido.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 12:16 pm

    Existe sim muita gente que utiliza o hardware do ps3 de forma acadêmica. Acredito que a galera que participou do jailbreak estava sim pensando nisso, agora os latinos e os asiaticos devem estar fanaticos por rodar jogos piratas. Isso vai da visão de cada um.
    Sai um excelente hardware muito mais barato que um pc…

    “Quanto será que o juiz levou nessa ?” x 3

    Esse negócio aluguel, ou exemplo de carros, não tem lógica nenhuma.

    Existem por aí milhares de oficinas de customização de veículos, mexem em motores, funilaria, tudo.. Existe até uma especializada em customizar Ferraris. Alguém fez alguma coisa??

    Se a Sony começou a vender o produto com a opção de instalar um sistema operacional alternativo nele, deveria manter, agora sim, com lógica, posso dar um exemplo com carros. Se eu compro um carro com ar-condicionado e depois de uma revisão, tiram meu ar-condicionado, é certo?? Eu comprei com a porra do ar-condicionado, aí me falam que precisaram fazer um recall em alguma parte do motor, e que com esse recall meu carro não suporta mais o ar-condicionado…

    Aaa, faça-me o favor, se eu comprei um produto por ter certas características, mesmo que não tenham feito propaganda nem nada, quero ter essas características enquanto eu tiver o produto em casa, sendo que eu COMPREI, não aluguei, se eu quiser jogar ele na parede, eu jogo, com coisas alugadas não se faz isso.. Posso fazer o que eu quiser com ele, desmontar, fuçar, fazer qualquer coisa, desde que não vá saindo por aí vendendo qualquer tipo de modificação, apesar dessas oficinas de veículos fazerem isso e ninguém falar nada..

    Edgard Mota (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 12:37 pm

    Não interessa o uso que a pessoa vai fazer com a função da instalação de Linux no console. O fato é que isso estava disponível e não está mais. Tiveram todo o tempo de projeto do PS3 para avaliar os impactos dessa decisão na possibilidade de realização de pirataria.

    O mais interessante é ver que algumas pessoas se sentem confortáveis em serem prejudicadas por esse tipo de decisão, apoiando inclusive. Sou contra a pirataria e comprei o console com o intuito de utilizá-lo (dentro dos limites aceitáveis) na legalidade.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 12:58 pm

    A verdade é que 90% não quer liberdade, quer é piratear programar e comprar jogos de graça. A maioria que usa Linux não esta acostumada a pagar por software e acha que o trabalho alheio tem que ser gratuito em tudo.
    A SONY tem razão, quem investiu foi ela.
    Podem moderar, opinião não é algo que se publique aqui, a não ser que seja pró software livre.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 1:26 pm

    Senhores que apoiam a decisão da Sony, PS3 fanboys de plantão: além me parecer que os senhores mandaram seus cérebros de férias (sem ofensa pretendida, apenas constatação), reitero que parecem estar também inexplicavelmente mal-informados.

    Qualquer um sempre pode fazer cópias espelho de qualquer conteúdo digital. Quando tal possibilidade não está disponível isso sempre se deve a alguma espécie de bloqueio em hardware/software que pode por sua vez ser “bypassada”. Isso acontece em outros consoles e o PS não é uma exceção.

    E isso não tem NADA A VER com o que o GeoHot fez.

    O que foi feito foi quebrar o bloqueio para que o console rode um soft que não é produzido pela fabricante do console (Ex.: Linux) o que, portanto, não configura PIRATARIA DE SOFTWARE ou tem qualquer correlação com o tema.

    A idéia que o referido desbloqueio facilita a pirataria dos jogos fornecidos pela Sony (que não rodam sob o Linux…) é puro FUD e cortina de fumaça. Me espanta que haja gente teoricamente inteligente caindo nessa.

    Que há gente sempre querendo piratear os jogos é um fato, mas isso nada tem a ver com a questão levantada e implementada pelo GeoHot.

    Dessa forma, aqueles aqui que estão tentando passar essa idéia incorreta com insistência intencional ou não, na minha opinião, podem e devem ser moderados pelo motivo “desinformação”.

    HeDC (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 1:32 pm

    Depois dessa há Direitos do Consumidor no EUA? Mas é preciso pegar mais pesado, afinal, mesmo lá os consumidores podem REAGIR contra tais arbitrariedades. Não existe essa de “v é um ‘licenciado’ do console”, É SEU E PRONTO! Falta mais REAÇÃO PRA VALER dos consumidores lá na gringolância contra esses conceitos altamente abusivos de “v é um licenciado, não adquiriu”. Ridículo esse conceito (EXCLUSO SE É PARA DEFENDER A LIBERDADE)!
    Vide tb: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/06/29908.shtml

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 1:33 pm

    Quero ver aqueles que batem palmas para a Sony quando a Apple decidir usar a mesma jurisprudência para punir aqueles que desbloqueiam seus iPhone e iPad.

    Isso aí gente: Sem mais Java, Adobe Flash e mais um monte de coisas nos iAparelhos… Sem mais acesso à toda e qualquer tecnologia que o Jobs queira combater. Sejam felizes com seus hardwares capados e benvindos ao futuro que vcs. mesmos desejaram criar.

    E isso é só um exemplo… A jurisprudência não vai parar por aí.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 1:45 pm

    Br-linux ta igual ricardo eletro, cheio de propagandas na página, dificil até de ler a noticia.

    Mais uma vez: Se eu compro um hardware, então ele eh meu. Como eu uso esse hardware pelo ponto de vista da empresa que me vendeu o hardware eh um problema meu.

    Como alguém sabiamente disse aqui e eu não lembro quem foi: Se eu quiser usar o ps3 como escoro de porta, eh problema meu!

    teste (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 2:19 pm

    Do que a Sony está com medo, afinal de contas?

    De o fail0verflow e o GeoHot fazerem uma engenharia reversa completa do hardware do PS3, para lançarem as especificações de forma aberta e independente, como um fork?

    Tenha dó!

Este post é antigo (2011-01-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.