Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Trocando em miúdos o “comunicado” da Nokia sobre seu erro no “caso NokiaBR”

O que aconteceu com os vizinhos do NokiaBR (detalhes em “Vamos parar junto: Blog NokiaBR fecha as portas após notificação extra-judicial da detentora da marca“) continua a ter pouca relação com nosso tema usual, mas merece atenção de quem mantém ou acompanha blogs.

E agora saiu uma novidade: um “Comunicado” público que se seguiu à “Notificação Extrajudicial” assumindo que a empresa errou no procedimento (“o blogueiro José Antonio de Oliveira deveria ter sido procurado pessoalmente por um representante da Nokia para discutir o tema, e não ter recebido uma notificação legal“), mas também destacando que “algumas modificações no blog são pertinentes no sentido de evitar eventuais confusões para o consumidor“.

O resumo da ópera, para mim, está na frase “No decorrer de um processo de monitoramento rotineiro, o blog NokiaBR foi identificado e, inadvertidamente, uma notificação extrajudicial foi emitida sem revisão interna apropriada do caso.

E como os prejudicados (blogueiro e leitores) serão compensados ou ressarcidos? Isso não sabemos. Mas sabemos que a Nokia diz “lamentar profundamente” o ocorrido, e que agora está em busca de uma solução conciliatória. Seria um bom momento para o blogueiro ser representado por um profissional jurídico nem tão conciliatório assim no que diz respeito a eventuais danos que ele tenha sofrido com a recepção da notificação enviada por erro assumido, ou mesmo pelas providências que tomou atendendo ao que nela constava…

Destaquei o parágrafo final:

Lamentamos profundamente os transtornos causados a José Antônio Oliveira e seus leitores. Estamos em contato com o blogueiro e trabalhando arduamente em busca de uma solução amigável para o caso, conciliatória para as partes, de modo a permitir que ele continue fornecendo informações úteis aos seus seguidores por meio de seu blog o mais rápido possível. Manteremos todos atualizados. (via blognokia.com.br)

Saiba mais (blognokia.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 10:00 am

    Sério mesmo. Eu montaria um SamsungBR, ou bleckBerryBR, ou de algoum outro concorrente da Nokia.

    depois dessa não vejo sentido do blogueiro José Antonio de Oliveira continuar com seu projeto.. hoje tem muitas opções de celulares e facilidades de compra.

    se fosse eu compraria um aparelho de outro fabricante e criaria outro BLOG.. ele tem potencial sobrando para isso e tenho certeza que seu novo Blog se sairia muito bem.

    Marcelo (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 10:29 am

    Acho que esses “mal entendidos” podem acontecer, principalmente com uma empresa grande como a Nokia. O importante é que a empresa reconheceu e busca remediar a situação.

    Karin (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 10:53 am

    Faço minhas as palavras do Marcelo. Além do mais, a marca é registrada, o blogueiro teria, de fato, que mudar o nome do blog. Foi uma bela besteira da Nokia e do seu apoio jurídico, mas, ao menos, a empresa não finge que nada aconteceu, e busca soluções.

    Sinceramente, o procedimento da Nokia foi ridículo nesse caso. O domínio foi liberado conforme a notificação extrajudicial exigiu, e agora? Ja foi registrado por outra empresa aparentemente. Como a Nokia vai recuperar o blog?

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 11:01 am

    Alguém precisa fazer revisões no script do jurídico da Nokia:

    for i in `grep -i nokia listadedominios.txt`; do sendmail xxx “seu ladrao de marcas!!!”; done

    Mas sério, esse tipo de approach tomado pelos departamentos jurídicos é ridículo.
    Da mesma forma que um vídeo que postei no Youtube com uma apresentação da OSESP no Ibirapuera uma vez foi removido devido a um script de uma empresa tingüela que tinha os direitos da obra.
    Avaliar contextos é para fracos.

    Bullshico (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 11:02 am

    Trocando mais em miúdos: percebemos que demos um tiro no pé e gostaríamos que você fizesse mais propaganda gratuita para nós.

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 11:13 am

    Se não fosse o alarde todo pela internet, não daria em nada: o blog continuaria fechado.

    Que papelão por parte da Nokia

    >>> Acho que esses “mal entendidos” podem acontecer, principalmente
    >>> com uma empresa grande como a Nokia. O importante é que a
    >>> empresa reconheceu e busca remediar a situação.

    Mal entendido não, isso é DESLEIXO, emitir um documento deste tipo sem revisão. Depois viram que um grande “parceiro que faz propaganda grátis caiu”, ai querem remendar…

    >>> . Além do mais, a marca é registrada, o blogueiro teria, de
    >>> fato, que mudar o nome do blog.

    NokiaBR, Br-Linux
    Linux is a trademark of Linus Torvalds. Ou seja, o Augusto Campos também tá no sal…eehueheuheuheueh

    Não, o uso do nome do BR-Linux é oficialmente licenciado pelo detentor da marca ;-)

    Por mais que a Nokia tenha razão e que mal entendidos acontecem, mais um motivo para o Blogueiro mudar o foco, ele tem total liberdade para isso. podem falar que a Nokia tem direito a marca e deve defender os seus interesses conforme a lei.. mas e moralmente como fica? , ao meu ver quem perde é a própria Nokia.

    “Porque será que ela pede desculpa e procura uma solução e não finge que nada aconteceu ??? ”

    Ela só está procurando uma solução porque se tornou algo negativo para Empresa e foi algo que não pode esconder, vivemos em novos tempos. não sejam inocentes gente, jamais eles pediriam desculpas se o fato não se tornasse tão grande. vivemos em um mudo real.

    mauro (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 11:53 am

    Opa ! Desculpas aceitas, é claaaaaaro…

    Falando sério, alguém pode me indicar um smartphone linux (linux, não java) que tenha SDK e processador/memória sufuciente para portar VoIP e transcodificação ? Que não seja da N**** ?

    Obrigado.

    Gustavo (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 11:55 am

    Pelo jeito, meio departamento jurídico da Nokia foi pro pelourinho, tomou 200 chibatadas, banho de vinagre, além da ordem de “desfaçam essa burrada*”.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 12:28 pm

    O pessoal fez barulho e a empresa (cujo nome não deve ser citado) teve que se retratar. Parabéns para a comunidade, mesmo que os resultados práticos deste episódio não sejam grandes coisas, o importante é construir uma tradição. A tradição de defender nossos interesses, fazendo muito barulho. Assim, ao longo do tempo, quem sabe se os consumidores passem a ser tratados com mais respeito.

    Wesley (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 1:21 pm

    Que nada … agora o rapaz ganhou mais leitores e de quebra vai ganhar uma bolsa cheia de tranqueira finlandesas entregue pessoalmente por alguma dasquelas maravilhosas modelos loiras de olhos verdes que imprime todo um ar de inteligência e superioridade nos stands da Nokia.

    Felicidade e sucesso no novo blog, e não se esqueça de escrever sobre os brinquedinhos recebidos como “pedido de desculpas”.

    Diogo Santos (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 2:00 pm

    No Brasil a marca Linux está registrada em nome da Conectiva. Veja
    aqui um resumo.

    Para quem quiser ver a lista completa de todas as marcas e pedidos de registros de marcas

    depositados no Brasil com a expressão Linux como radical, veja aqui.

    Vale mencionar que aquela informação ali não reflete completamente o cenário referente a esta marca no Brasil.

    Creio que o mais importante a destacar é que em 2002 (19 de julho) a Conectiva assinou, perante o INPI, um termo de cessão e transferência da marca a Linus Torvalds, que hoje a licencia globalmente via Linux Mark Institute, que é quem pode confirmar isso a quem tenha dúvida. Na época isso foi notícia aqui no BR-Linux, inclusive. Estou ficando velho…

    Patola (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 2:24 pm

    Por mim a resposta da empresa foi moderadamente adequada. Já é o bastante para reverter a minha decisão de não considerar comprar o N900. Mas espero que eles resolvam o problema do domínio do blog — afinal, se tem “nokia” no nome a empresa tem o poder jurídico para pegar de volta e dar ao blogueiro.

    Jorge Nascimento (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 2:26 pm

    Parabéns a Nokia em reconhecer o erro e providenciar uma solução!

    Acho que o blog sairá fortalecido do episódio – por cumprir o exigido e por ter sido reconhecido – ainda que de uma forma tardia – como fonte importante de informações para os consumidores.

    Diogo Santos (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 2:37 pm

    Atitude correta da Conectiva.
    Engraçado que até hoje essa cessão de titularidade não foi anotada pelo INPI em seu site.

    Aos curiosos, vejam umanotícia da época.

    elias (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 2:54 pm

    o problema: comentarios de pessoas no blog criticando a nokia. certo?

    solucao da nokia: moderar melhor os comentarios. tirar as criticas. mostrar apenas uma impressao positiva dos produtos da nokia.

    solucao preferida da comunidade: nao se curvar a vontade da nokia. nao aceitar as modificacoes que ela impoe. apoiar e promover o zeletron.com.br, ao inves.

    ao menos eh essa a impressao que tive ao ver os comentarios de muitos leitores no proprio zeletron..

    Bremm (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 3:11 pm

    Falando em roubo de marcas, por que a Nokia não se mete na China e acaba com os N71 “falsificados” e tantos outros?

    erico (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 6:42 pm

    hhhhaaaaaaa bom, mas fala serio!

    Não fossem as reclamações da atitude da empresa não teríamos desculpas.

    Mas uma pergunta, eu nem sabia desse blog corporativo da nokia, não me espantaria se ele fosse menos acessado que o do José Antonio de Oliveira.

    Como as fronteiras entre o público e o privado estão meio tênues esses dias não é de duvidar que coisas assim possama contecer com frequencia.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 6:57 pm

    Essa foi a resposta da NOKIA para mim:

    “Prezado Marcio,

    Obrigado por contatar a Nokia Brasil.

    Peço desculpas pelos transtornos ocorridos e agradeço sua manifestação, que será utilizada pela Nokia como uma sugestão para aprimorar a prestação dos serviços.

    A Nokia disponibiliza um site exclusivo que oferece todo suporte e ferramentas (SDK’s). Você pode se registrar e participar de Fóruns e Discussões sobre o assunto além, é claro, de obter as instruções para desenvolvimento. Link: http://www.forum.nokia.com/.

    Atenciosamente,

    Carlos Eduardo Oliveira
    CONSULTOR DE RELACIONAMENTO NOKIA

    Protocolo de Atendimento: 1-10268937558.”

    Mais o fato de reconhecer o erro, já é suficiente para ganhar uma segunda chance.

    Leonardo (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 7:02 pm

    Na boa, todo mundo faz cagada… e o estagiário do jurídico da Nokia (sempre o estagiário) sentou a azeitona no site errado, a comunidade fez barulho, a Nokia dignamente se retratou publicamente e tudo continua.

    Como o amigo disse anteriormente que isso sirva de exemplo, parabéns a todos, a comunidade que fez barulho e a Nokia que teve caráter e inteligência suficiente pra ver a cagada que estava fazendo.

    Ufa, achei que iria me arrepender de ter comprado um celular Nokia ontem.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 7:09 pm

    Acho cedo para julgar a nokia, vou esperar a resposta do blogueiro para ver se as “desculpas” da nokia são válidas.

    Abs!

Este post é antigo (2010-01-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.