Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VIVO responde sobre compatibilidade com o Firefox

“Conforme lido no blog da VIVO:

“Estamos acompanhando, por meio de comentários aqui e em diversos outros blogs ["Segundo a Vivo, Firefox não suporta HTML"], a discussão sobre a incompatibilidade do site da Vivo no navegador Firefox. Vamos, então, direto ao que interessa!

Toda área de conteúdo do site da Vivo está adaptada aos browsers – seja Firefox ou demais – que seguem o padrão W3C. O Vivo Online, que é uma área de acesso restrito aos clientes, estará compatível com o Firefox até o final de janeiro.

Por considerarmos a importância dos comentários e sugestões promovidos na blogosfera, pudemos também identificar e corrigir um procedimento inadequado no nosso canal de atendimento aos clientes, que divulgou uma informação sobre a compatibilidade do Firefox com o padrão HTML. Obrigado pelo alerta de todos, em especial o do Fernando Caprio. Estamos atentos!!””

Enviado por Leonardo Saraiva (leonardoΘaondeandei·com·br) – referência (vivoblog.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kalib (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 2:09 pm

    Até que enfim… eu já tava cansando de enviar emails à eles relatando isso.. huahuha :p

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 2:20 pm

    É. Antes de você contratar, tudo é uma beleza, bonito, funcionando. Depois que contrata e precisa acessar uma área restrita aos assinantes, não pode.

    O site da claro é a mesma coisa. A conta online da claro fica com uma imagem sobre os botões. Cancelei a conta online (e voltei a receber em papel em casa) e quando disse o motivo, disseram que no navegador deles isso não acontecia (IE).

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 2:39 pm

    Já está funcionando! Nem acredito que arrumaram! Sou cliente desde o início de 2007, e desde então sempre esperei por essa atualização, e enviei tb e-mails reclamando!

    Que bom que adaptaram o site para uma linguagem diferente de HTML a qual o firefox é capaz de compreender!

    Elessar (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:20 pm

    Mais um caso em que botar a boca no trombone funcionou.
    Precisamos exigir nossos direitos !

    E ao mesmo tempo, a gente ajudou a Vivo a melhorar sua qualidade. Bom pra eles e bom pra nós

    :]

    Eduardo Pestanha (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 3:35 pm

    Da próxima vez que tiver problemas com a Vivo, nem vou ligar para o atendimento. Vou direto ao vivoblog.

    Rafael (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:06 pm

    e a loja virtual ?
    só eu tenho problemas com a loja virtual ?

    André Machado (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:28 pm

    Mais um exemplo de que o consumidor tem sempre razão! No final, todo mundo saiu ganhando: nós, que usamos softwares livres, a Vivo, com seus clientes e a web em geral! Como disse, eles prezam muito a qualidade e quando eles viram que não somos apenas um nicho de clientes resmungões, devem ter entendido que ou arrumavam ou iríamos embora.

    Claro que ainda deve haver algumas incompatibilidades que deverão ser corrigidas com o tempo, mas não devemos descansar: agora, temos que ficar em cima para assegurar que o site deles vai sempre respeitar os padrões web. E vamos reclamar dos outros sites tb!

    Viva ao software livre!

    Thiago Rodrigues (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 4:43 pm

    Com os comentários anteriores observei um comportamento pouco profissional da vivo, pois pelo visto já há alguns anos os clientes enviavam as reclamações sobre o suporte falho aos padrões web no site da vivo sem sucesso algum.

    Como o usuário Elessar disse, bastou colocar a “boca no trombone”, ou seja, várias publicações sobre o referido fato na grande rede para que ameassace a reputação da empresa e consequentemente, a adesão de novos clientes.

    Vivo, então quer dizer que se eu contar um problema para vocês e houver a possibilidade de deixá-lo “debaixo dos panos”, vocês o farão?

    André Machado (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 5:06 pm

    Só falta essa “extensão” ter um código oculto para desabilitar ou travar o Firefox quando o IE8 for lançado ou estiver instalado na máquina.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 5:30 pm

    Até que enfim consegui o acesso ao Vivo Online :)

    Depois de muita reclamação, principalmente do mico do “Firefox não suportar HTML”, a Vivo corriguiu os erros.

    Nós, consumidores que usamos Firefox, Safari, Google Chrome e vários outros navegadores agradecemos.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 5:57 pm

    Muita alegria por nada. O cara diz “estamos atentos” e demora 1 ano para resolver um problema de browser (que deve ter sido feito por uma empresa tercerizada).

    Ainda por cima fala que são compatíveis com o W3C… Piada. Deve ter tirado isso sem nem saber o que é. Seria mais bonito e correto se falasse que infelizmente eles seguiam o padrão IE, que não é totalmente compatível com o W3C, mas tem mais usuários.

    Telefonia é tudo igual.

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 6:43 pm

    Eu acho que a pressão deve ter vindo mais para se tornar compatível com o Iphone do que por “pressão”. Gostaria de saber qual a explicação que o Gerente de IT deu para justificar 4 anos sem compatibilidade com o w3c. Será que foi naquela “98% dos usuários usam IE” ?! Sem falar nos 4 anos onde as reclamações foram solenemente ignoradas. Não sou especialista, mas pelo que vi não era um trabalho de grande porte (tornar compatível) segundo alguns. Ou seja, era mais “vontade política” de fazer do que um investimento.
    Mas ficamos felizes que a Vivo não tá morta e acordou para o óbvio, é claro.

    João Dalvi (usuário não registrado) em 30/01/2009 às 9:45 pm

    “Estamos atentos!!” – quer dizer então que foi proposital, que só não corrigiram o problema porque teriam que gastar tempo e dinheiro para adaptar o site aos padrões “por nada”???
    Quer dizer então que se não fosse o pessoal reclamar e jogar “M**** no ventilador”, e também por causa do Iphone continuaria tudo como estava?
    Vivo, por favor não brinque com a nossa inteligência =

    João Dalvi

    sem@email.org (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 3:05 am

    Melhor que isso seria que as operadoras de telefonia (todas!) parassem de usar conteudo em Flash na suas paginas!!!!

    Eh uma loucura! Alem de pesar no download das paginas estas porcarias em flash aumentam a insegurança das paginas; isto para nao falar que vez por outra nao se pode usar um Linux e Firefox para acessar uma web page porque o conteudo em flash fica todo truncado. Horrivel!!!!!

    Sera que nao existe uma lista para assinar pedindo para as operadoras so usarem html, xhtm, shml, css e javascript nas suas paginas?

    Eh horrivel quando uma prestadora de serviços trata os clientes tao mal quanto as operadoras de telefonia ao tornarem seus sites inacessiveis para algumas pessoas.

    Alexandro Almeida (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 8:13 am

    A loja online continua quebrada. Então não vejo respeito algum, por parte da Vivo, pelos padrões e pelos usuários da Web.

    André Machado (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 10:01 am

    Eis um texto que estava tentando postar no vivo blog e que não consegui porque há um erro quando clica-se no botão Enviar:

    “Embora tenha sido dito que “Toda área de conteúdo do site da Vivo está adaptada aos browsers – seja Firefox ou demais – que seguem o padrão W3C.”, isso não é verdade.

    Segundo o validador de HTML da W3C, que pode ser acessado de http://validator.w3.org/ , a página inicial do portal Vivo, http://www.vivo.com.br/portal/home.php , possui 93 erros e 103 alertas, como pode ser conferido em http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2Fwww.vivo.com.br%2Fportal%2Fhome.php&charset=(detect+automatically)&doctype=Inline&group=0 , a página inicial do Vivo OnLine possui 16 erros e 4 alertas e a página da loja para o RS, onde moro, tem 43 erros e 62 alertas.

    Ou seja, por mais boa vontade que a Vivo tenha – e por mais compatível que tenha tornado seus sites ao padrão W3C, eles ainda não seguem esse padrão.

    Seguir os padrões W3C são importantes porque a maioria dos navegadores o obedecem e uma página que obedeça 100% a esses padrões poderá ser vista e utilizada corretamente em qualquer navegador, em qualquer sistema operacional.

    Além do mais, o mês de Janeiro termina hoje e, pelo visto, as páginas não estarão totalmente adaptadas ao padrão até a meia noite.”

    Sem mais, retiro meus elogios.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 1:40 pm

    O poder da blogosfera!

    Carlos (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 2:13 pm

    Aleluia, realmente está funcionando.

    Realmente só com vários comentários e depois de vários meses a Vivo resolveu tomar uma atitude de desenvolver aplicações web corretamente.

    Viva o Linux.

    vivoblog (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 9:00 pm

    =================
    Uma coisa de cada vez.
    primeiro levamos 3 anos para tirar aquele conector escrito em vbs, linguagem poderosisima, e colocar um conector em javascript, linguagem menos poderosa.
    Levaremos mais uns 5 a 7 anos agora para retirar aquelas tags inuteis da pagina de nossa loja virtual que causam a incompatibilidaade dos navegadores com o “html” e impossibilitam outros navegadores de acessar a nossa loja virtual e adquirir nossos aparelhos. Mas não se preocupe, vá a uma de nossas lojas que teremos o maior prazer em lhe atender. Vivo agradece e tenha uma boa noite.
    =====================

    André Luís de Assis (usuário não registrado) em 2/02/2009 às 9:27 am

    A Vivo não segue os padrões do W3C em seu site. Tanto que existem outros problemas relativos a acessibilidade, como links com imagem sem o atributo alt e outras questões.

Este post é antigo (2009-01-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.