Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Um pai relata sua experiência com a influência do computador no aprendizado dos filhos

“Sou realmente suspeito para abordar este assunto, pois computadores fazem parte do meu trabalho e do meu hobby, ou seja, minha opinião seria naturalmente tendenciosa. Mas acredito que a lógica comum já reprovaria a tão divulgada pesquisa da UNICAMP (leia também: Uso do computador para tarefas piora desempenho escolar, conclui estudo da Unicamp).

Eu tenho dificuldade de fazer meus filhos estudarem, pois como gosto muito de computadores e já aprendi muitos truques eu também ensino para eles. Em consequência eles percebem na máquina uma enorme atração e um grande universo de opções de uso e de onde tirar diversão e até conhecimento (…) Bem, quando esses dois camaradinhas tiram notas baixas no colégio eu sinteramente que entendo: compare o poder de atração, os recursos, as possibilidades do computador com o que vêem na sala de aula!! Não dá para comparar! Então entendo seu desempenho em sala. Conheço o potencial de ambos e sei que são crianças normais e inteligentes. Acontece que talvez as outras crianças sofram mais pressão que os meus e com certeza, mesmo que tenham computadores, não tiram dos mesmos o que os meus filhos tiram.

Mesmo assim eu sei que estudar de forma convencional é importante para eles e por isso cheguei a colocar senha para que não usassem durante a semana. Somente passaram a usar durante os finais de semana. Pela primeira vez vi minha conta de energia ser reduzida de R$ 20,00 no mês. Nesse mês eles não tiveram o computador na semana. Mesmo assim não melhoraram suas notas. Era isso que queria levantar, não é somente o fato de os alunos passarem muito tempo no computador. Mas se passam muito tempo é que falta estímulo para estudar, falta acompanhamento ou pressão e não adiantará em nada que reduzam as horas no computador. Acredito que se deveria preocupar mais em melhorar mais o nível de salário dos professores, de formação dos mesmos, de conhecimento sobre computadores, realizar seleção criteriosa para detectar aqueles que tem de fato vocação, que gostam dos alunos, de gente e que conseguem motivar, atrair a atenção. (…)”

Enviado por Ribamar FS (ribafsΘgmail·com) – referência (ribafs.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    oldwolf (usuário não registrado) em 21/02/2008 às 4:30 pm

    Não são só os computadores os culpados pelas baixas notas ou o fraco desempenho dos estudantes em sala de aula,e, sim a falta de acompanhamento por parte dos pais, fico doente quando ouço alguem atribuir a outras coisas a queda de desempenho de seus filhos,e tenho visto centenas de exemplos em 28 anos de casamento (casei aos 35 anos),tenho um casal de filhos,homem nascido em 1983 e mulher em 1985, eu era tecnico em eletrônica em uma industria no polo industrial de Manaus,meu filho teve Atari,depois Nintendo e SuperNintendo, em 2000 comprei o 1º computador. acabei com negocio de 2ª epoca, nas poucas horas de folga, ensinava e cobrava todas as materias para evitar dissabores.
    Sempre acompanhei e cobrei um bom desempenho nas atividades escolares,costumava sair em meu carro no horario de almoço (eu era tecnico da engenharia de produtos, então tinha algumas regalias),estacionava proximo ao colegio para observar o comportamento dos 2 na saida, alem de comparecer as reuniões com os professores,e, em alguns casos cobrar materias constantes do curriculo escolar.o menino tereminou o 2º grau em 2000 com 17 anos e a menina em 2003.
    Meus filhos nunca foram a lugares extranhos ou festas sozinhos antes dos 18 anos,nunca chegaram em casa altas horas quando da menoridade, eu via o exemplo de varios colegas deles que por falta de orientação,enveredaram pelo caminho perigoso.
    Sempre que possivel, faziamos pequenas viagens em fins de semana,e algumas mais demoradas durante as ferias.
    Hoje meu filho está cursando a 2ª Faculdade (Federal),e trabalha em orgão do governo,onde foi admitido por concurso), minha filha tambem cursa Faculdade Federal (pobre não pode ser besta,e, pagar faculdade),estuda que passa, sempre que estão de folga passam horas navegando na internet ou jogando.
    Então posso dizer que não é o uso do computador que causa queda no desempenho escolar,e, sim outros fatores.

    É muito mais fácil jogar a culpa nos outros ou em uma máquina que não pode se defender de acusações do que assumir as próprias irresponsabilidades.

    O computador em si eu acho que aguça a curiosidade e aumenta o poder de raciocínio e abstração das crianças. O problema das crianças e jovens de hoje é que a grande maioria não se interessa em dominar o computador em si, mas USAR alguns poucos aplicativos, especialmente os jogos e os instant messengers (o tal M$N, para ficar fofocando entre si), programas P2P (geralmente para baixar músicas, vídeos e coisas que não prestam) e os navegadores (para acessar sites idiotas como Orkut e sites de namoro virtual).

    No meu tempo a gente aprendia basic e até assembly para fazer os próprios programas no computador e com isso passei a adorar eletrônica e informática.

    A grande verdade é que a maioria das pessoas não se interessa em estudar ou aprender coisas mais sérias. O computador é apenas um meio moderno de se distrair e manter comunicação social para elas. O computador para essas pessoas vêm substituindo as fofocas, jogos e futilidades que antes eram feitas pessoalmente ou por telefone.

    Oldwolf, nesse caso o problema é o “outros fatores” ?

    Eu gostaria de saber qual foi o método usado para avaliar se computador “emburrece” porque de fato, o computador é apenas uma ferramenta. Se nao souber usa-lo, ou usar apenas para matar o tempo que poderia ser feito para estudar então pesa sobre o computador uma culpa que não é dele, mas sim do aluno e também dos pais que são co-responsáveis.

    É muito fácil determinar que a culpa das notas baixas foi do computador, só por estes alunos possuirem um. O dificil é culpar os pais por não darem atenção suficiente a evolução dos seus filhos.

    Complementando, para os intelectuais e nerds de hoje nunca foi tão fácil obter informação e aprender sobre tudo. Só não aprende hoje quem não quer mesmo.

    Em vez daquelas enciclopédias BARSA e Mirador que a gente via em todas as bibliotecas qualquer um pode passar horas lendo a wikipedia e sites do gênero e aprendendo sobre tudo.

    O que acho que acontece hoje é uma crise de organização do tempo e, por vezes, dificuldade de organizar tanta informação.

    Sei la, ainda não tenho filhos, mas acredito que quem espera que alguma criança tenha desejo por aprender a fundo coisas que não vão, num primeiro instante, lhes dar alguma vantagem social, está esperando por uma criança anormal.
    As crianças se espelham nos adultos e os adultos por sua vez, em sua maioria não têm interesse em aprender coisas novas, usam o computador para pornografia, contatos sociais e download de tranqueiras.
    Crianças querem 3 coisas básicas, são elas, brincar, se destacar no seu grupo e comer doces.
    Nós ensinamos a nossos filhos que estudar é uma obrigação, ir pra escola todo dia é uma obrigação, ir para o trabalho todo dia é uma obrigação, pagar as contas em dia é um dever do cidadão… nenhum ser vivo gosta de ser obrigado a nada.
    O problema não é a presença ou ausência de tecnologia e sim a maneira que ensinamos a nossas crianças como enxergar o mundo.
    Enquanto vivermos em uma sociedade fútil, preguiçosa e conformista, serão assim as crianças.
    Não espero nada do governo para melhorar isso (isso é um tipo de conformismo hehe), espero apenas poder fazer o melhor quando meus filhos vierem e computador não será isso ou aquilo, será apenas uma ferramenta que os ajudará quando necessário (isso inclui entretenimento tb).

    “Eu tenho dificuldade de fazer meus filhos estudarem, pois como gosto muito de computadores e já aprendi muitos truques eu também ensino para eles.”

    E eu acho que vai chover hoje, pois o telefone ainda não tocou.

    Piadas à parte, eu acho que, se é para argumentar contra um estudo que provavelmente tem base em alguma coisa sólida, tem que pelo menos ter algum tipo de base antes de tirar conclusõesp precipitadas. Muitos fatores influenciam notas de crianças na escola, e provavelmente (não tenho nenhuma base pra comprovar isso, mas acredito que seja verdade) o computador não chega nem a 5% desses fatores.

    acris (usuário não registrado) em 22/02/2008 às 9:25 am

    Sobre a pesquisa em si, li o artigo científico e a conclusão é tendenciosa. Eu trabalho com pesquisa de uma forma muito simples: não é possível concluir nada que os dados não digam. Além disso, não posso descartar dados a não ser que sejam estatísticamente irrelevantes. E é aí que a pesquisa peca. Maiores detalhes da minha análise no meu blog (http://acris.under-linux.org/62-uso-de-computador-na-escola-um-engano.html)
    Por isso tudo, achei maravilhosa sua experiencia relatada aqui: tirar o computador durante a semana nao ajudou a melhorar as notas. E acrescento: mesmo que se use o micro pra jogar, há uma inteligência por trás disso que não pode ser desprezada. O mundo está mudando. As escolas precisam mudar também.

    Kinich (usuário não registrado) em 22/02/2008 às 10:58 am

    Trabalho na área de TI, como desenvolvedor, desde 1980. Uso computador em casa desde o velho Intel 8088, passando pelo 80286, 386 etc. Meus filhos sempre tiveram acesso a computador e nunca tiveram problemas na escola. Hoje um deles com 25 anos, formou-se em Ciencia da Computação pela Universidade Federal e está iniciando mestrado. Minha filha com 24 anos está cursando Medicina Veterinária. Pelo menos no caso dos meus filhos o computador nunca atrapalhou o desempenho escolar, ao contrário, tem ajudado como ferramenta de trabalho e pesquisa.

    Carlos Gomes (usuário não registrado) em 22/02/2008 às 1:44 pm

    Eu concordo com o oldwolf, o problema não é o uso de computador, é a falta de fiscalização dos pais, ainda mais no Brasil, onde a maioria espera que a escola faça por eles o que não fazem em casa.
    Se você deixa um moleque no computador durante horas e não dá uma olhada sequer no que ele está fazendo, é lógico que ele vai ficar só fazendo coisa inútil, nem todas as crianças têm noção de auto-disciplina ou maturidade para perceber que precisam estudar.
    Pra mim,os únicos e irredutiveis responsáveis pelo mal desempenho das crianças são os pais, pois seja escola ruim ou boa, se os páis não ficam em cima, não há criança que vá pra frente.

Este post é antigo (2008-02-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.