Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OLPC: Negroponte quer XP, diz que insistência no código aberto pode afastar consumidores

Dando continuidade às notícias sobre a série de afastamentos de pessoas que estiveram envolvidas com o projeto do laptop de 100 dólares desde o seu início (leia também: Mais um que sai: OLPC perde seu presidente e responsável por software e conteúdo), a ComputerWorld traz algumas manifestações recentes do idealizador do projeto, Nicholas Negroponte, que podem ajudar a esclarecer a razão do descontentamento dos que vêm saindo.


Valsa da Despedida, por Francisco Alves e Dalva de Oliveira

Nick criticou a interface Sugar, e disse na terça-feira que a insistência em usar apenas ferramentas grátis e de código aberto causou prejuízo à usabilidade do XO, bem como afastou e assustou potenciais interessados em adotá-lo.

Ele diz querer resolver estas questões, sem medo do fundamentalismo de determinados setores da comunidade de código aberto. A versão com dual-boot de Windows XP já está quase pronta, segundo ele, e há possibilidade de uma versão futura só com o XP, mesmo que para isso venha a ser necessário aumentar o espaço de armazenamento do micrinho – e o custo do hardware, mais uma vez.

Saiba mais (computerworld.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    John Doe (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 12:37 pm

    Vejam só, o sr Negroponte usou a bandeira do Software Livre para obter visibilidade para seu projeto e quando o OLPC está praticamente pronto ele vira a casaca. Que belo filha da puta…

    John Doe, o “Diogo Mainardi” do BR-Linux.

    ha (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 12:43 pm

    Deve ser parene do Icaza…

    Bem, acho que agora podemos dar o projeto OLPC como oficialmente morto.

    O Sugar era o que fazia a diferença pro OLPC, e agora sem ele, qual governo vai trocar um produto de uma empresa forte no setor como a Intel por um novato como o OLPC?

    Agora, essa declaração foi uma tremenda agressão a todos aqueles que se voluntariaram para ajudar a parte de software do XO. Culpar a comunidade que construiu o Sugar pelo fracasso do projeto? Depois dessa vai ser difícil alguém dar um emprego pra esse camarada.

    Nos EUA, estã ocorrendo notícias de que quem comprou o XO para seus filhos esta vendo o teclado se desmanchar.

    É realmente uma pena pelas crianças, que deixarão de receber um aparelho que tinha tudo pra ser uma grande ferramenta de aprendisado.

    Burn in Heel Nick.

    http://br-linux.org/2008/teclado-do-olpc-encontra-um-oponente-a-sua-altura-as-criancas/

    Não tenho mágoas por ele ter virado a casaca… Torço sinceramente para que a Microsoft só venda para ele o Windows Vista Starter Edition ! :-)

    O OLPC teria sido uma idéia boa tempos atrás mas com a concorrência da Intel e de vários subnotes como o da Asus, a própria existência do OLPC, ainda mais com Windows, não tem mais sentido nenhum.

    Extremimsmo dos membros da comunidade ou extremismo dos que não confiam no projeto por ser baseado em tecnologias abertas?
    Hum….. Agora eu é que não entendi.

    (no fundo, bem lá no fundo) O problema não nem ser baseado em plataforma livre ou não. O problema mesmo foi a falta de apoio comercial. Não sei se agora, com o apoio da Microsoft, o projeto irá para frente (vide o classmate, que também estacionou), mas será uma grande perda, além de desviada da intenção oriinal do projeto, que era não ser somente um jeito de fazer o skin do msn messenger combinar com a cor do laptop…

    lordtux (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 1:39 pm

    Acho esse projeto muito falho desde quando começou, primeiro pelo preço, já que 100 dolares é apenas propaganda enganosa.

    Agora é impressionante que eles achem que só por ter windows é que o negócio vai vingar, um exemplo bem claro é o eeePC, que mesmo com linux se tornou objeto de desejo de muitos, ainda mais considerando que o projeto é voltado a crianças, que diferença elas vam notar em ser linux ou windows, só o preço maior.
    O problema não é o codigo aberto e sim a incompetência daqueles que gerenciam.

    É. Eu era fã de Negroponte. ERA.

    Antes que me matem, gostaria que soubesse que inicialmente eu era a favor deste projeto, justamente por causa da ideologia.

    Será que foi só eu que percebi que esta declaração que o Negroponte faz parte do contrato com a Micro$oft.

    Bom, agora toda a mídia vai parar de falar mal do OLPC, muito pelo contrário: vai apoiá-lo com entusiasmo. Alguém duvida?

    É possível que até a Prefeitura de Porto Alegre encomende alguns milhares…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 2:33 pm

    Com os notebooks e subnotebooks despencando de preço no mundo inteiro, o projeto perdeu a razão de existir.
    Achei engraçado o cara reclamar da interface. Nesse tempo todo que existe o projeto, será que eles não conseguiram desenvolver nada fácil de usar?

    Que hipócrita! Dizer que atrapalhou a adoção porcausa do lobby pesado da Microsoft é uma coisa, agora criticar o Sugar que foi especialmente desenvolvido para o projeto por vários voluntários que acreditaram nele é simplesmente um absurdo!

    Dizer que o Windows XP tem melhor usabilidade que o Sugar é um absurdo gritante, as pessoas deveriam ler um pouco Nielsen, ou Raskin antes de sair por aí falando sobre usabilidade.

    Marcos Alexandre, eles provavelmente desenvolveram sim. Tem no plano de fundo um campo verde com céu azul, um botão verde no canto inferior-esquerdo escrito: Start.
    O melhor nisso tudo não é só a Interface, mas o sistema em si. Neste sistema desenvolvido por eles o usuaŕio pode incrementar a segurança do sistema utilizando um ótimo software de segurança, como o norton antivirus. O usuário pode também instalar um software que incremente ainda mais a segurança do sistema, como um anti-(spyware|trojan). Enfim, o sistema anterior era tão ruim que o usuário não conseguia nem instalar um bom pacote de segurança no computador. (o camarada compra uma licança do norton e o sistema não conseguia rodar um arquivo .exe! Sistema ruim este, não?

    Como disseram acima, o porém da história não foi tanto o fracasso do OLPC, mas sim o fracasso do ideal de um laptop educacional. Nem Xo nem Classmate deram certo. O problema é que com a Intel ocorreu somente um investimento mal-feito, enquanto que com o OLPC caiu por terra a ideologia de toda uma geração (dramático, não?) de seguidores do movimento do software livre.

    Ninguém fala que o Classmate tbm não deu certo. Pelo menos o pessoal do OLPC criou algo inovador (sua Interface, o Sugar, sendo livre, possa ser utilizada futuramente por qualquer instituição, o que demonstra que não houve trabalho perdido).

    foobob (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 5:39 pm

    Já vai tarde, ex-guru…

    Ele falou também de falta compatibilidade, o que deve condizer com realidade. Mesmo com esforço, as vezes, nem tudo dá certo. Só porque é livre não significa que é perfeito ou superior às alternativas.

    A maior parte dos aplicativos do OLPC tinha que ser feito especialmente pra ele ou modificado especialmente, devido à pouca capacidade de processamento.

    Ainda assim, acho difícil ele rodar o XP de forma decente com esse poder de processamento, apesar da versão do XP taméem ser customizada.

    Não sei qual será a diferença final de preço pro classmate, que parece ser capaz de rodar aplicativos e distros mais robustos. A versão nacional roda o Suse. Essa capacidade de rodar multíplos SO’s e programas sem a necessidade de personalização é um grande atrativo ante ao concorrente de 100 dólares.

    O OLPC, mesmo que jamais chegue às mãos de crianças, já prestou grandes contribuições para estas mesmas crianças. Isso porque ele criou o interesse de governo e fabricantes por notebooks educacionais de baixo custo.

    Certamente a maior parte dos que jogaram pedras jamais teve a oportunidade de testar se ele seria mais útil com os softwares livres ou não livres. Acho que foi isso que ele chamou de fundamentalismo, preferir que seja inferior com softwares livres a superior com softwares proprietários.

    De qualquer maneira, ser composto por software livre, era um grande atrativo. Se vier só com windows ele não terá mais vez no Brasil, por exemplo. Acho que a situação ideal seria ser capaz de rodar Linux e windows. Assim, os compradores decidiriam qual a melhor alternativa.

    Estranho que eu senti o mesmo que a maior parte de vocês quando li a notícia no IDG Now. Estranho também que muitas pessoas apontavam qualidades mil no projeto, além do uso de código aberto. Agora isso virou ele se tornou desnecessário. Nem todas as notícias ruins pra comunidade se resumem a lobby ou têm o dedo da microsoft. Mas na falta de argumentos, alguns sempre apelam pro “foi subornado pela microsoft” ou “foi looby da microsoft.

    Vamos falar sério. O único “sub-notebook” que existe no mercado é o EEEPC. O resto é só falácia.

    Att,
    Renato

    DSouza, unm aplicativo não precisa ser adaptado para funcionar no XO. Ele é só um Fedora com uma interface diferentes ;-) No mais, vc pode instalar nele qualquer programa par aLinux, inclusive os dos repositórios do Fedora…

    Questão de compatibilidade encontrarão mais no Windows q no Linux, já que o hardware do XO foi feito para rodar com Linux (openbios, e tudo mais, sacou?).

    A questão aqui é meramente comercial.

    Eu sei disso tenchi. Eu quiz dizer que qualquer programa que requera uma quantidade razoável do memória e processamento deve ser adaptado pra rodar de maneira decente no XO. E assim foi com todos, ou quase todos os programas incluídos nelo por padrão.

    Até o Abiword foi modificado pra ficar super leve. Nesse caso, sem muitos prejuízos já que crianças com menos de 10 anos não precisam de um editor de texto recheado de opções de formatação.

    Eu acho que a compatibilidade a que se refere o Negroponte, é em relação a programas, uma vez que o windows tem uma gama muito maior deles. Não acho que a questão seja comercial. Vale lembrar que ele largou tudo pra iniciar um projeto que ninguém poderia saber, e ainda não sabe, se pode dar certo. Veja como é nossa comunidade. É super unida até o momento que algum membro a critica, ou faz um movimento que não vá de encontro com suas ambições/ideologia. Aí começa o linchamento público. E sempre vem o argumento “foi a Microsoft que encheu seus bolsos de dinheiro”.

    Todavia, continuo achando que o sistema operacional deveria ser opcional. O windows com sua gama maior de aplicativos e o Linux com total possibilidade de customização e adaptação. Uma vez que maior parte dos aplicativos disponíveis pra linux possui código aberto, eles seriam mais adaptáveis pra rodar em hardware fraco.

    Ficaria à gosto do cliente.

    Me desculpe por discordar de um ponto secundário, mas tenho que registrar que não acredito que se possa afirmar que a “nossa comunidade” foi em algum momento super unida a favor do OLPC. Houve sim um grande número de pessoas pró-OLPC na comunidade, mas ao mesmo tempo houve um grande número de pessoas que nunca botaram fé no projeto.

    Devemos separar o projeto da ideologia do projeto. A idéia era muito boa, mas o projeto foi um fiasco. E agora, quando até a própria idéia foi pro beleléu, acho que não temos mais o que comemorar.

    Mas acredito que mesmo os que não botavam fé, apoiavam e torciam pro sucesso do projeto. E ainda admiravam o esforço do seu líder. Entre eles, alguns dos que postaram aqui. Mas depois que ele toma uma atitude que não vai de encontro aos objetivos da comunidade, aí todo mundo não só discorda, o que seria normal e saudável, mas passa a considerá-lo o Darth Vader lacaio do Lord Gates, usando os adjetivos mais “adoráveis” pra descrevê-lo. (vide comentários acima)

    Pelo menos um usuário o OLPC certamente vai perder =)
    http://br-linux.org/2008/richard-stallman-considera-trocar-seu-thinkpad-por-um-laptop-do-olpc/

    Ronin (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 9:31 pm

    É,logo teremos OLPC distribuídos pela Micro$$oft a preços camaradas
    para países pobres que assinarem acordos com eles como auxílio educacional:p

    LKRaider (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 10:09 pm

    É uma pena ver a idéia sendo abandonada, acho que vai demorar a vermos algum projeto que se proponha a levar computação especializada à área de educação primária novamente.

    Com o interesse comercial, o que vai resultar é apenas mais um sub-notebook a ser esquecido.

    Cadu (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 10:12 pm

    DSouza, errado!

    Eu nunca botei fé nesse projeto, nunca torci para que desse certo, sempre critiquei a iniciativa (considerando que existem coisas *muito* mais importantes do que um computador para crianças carentes) e nunca, nunca admirei os esforços do líder.

    Fico feliz com todas essas notícias de gente saindo do projeto. A única coisa que me deixa meio assim é se os governos começarem a comprar esse notebook com windows pra dar pra crianças, dai sim, junta duas desgraças: gastar dinheiro com notebook ao invés de investir em saúde, melhor condições para os professores, etc, e ainda por cima, gastar dinheiro com a Microsoft.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 11:45 pm

    Normalmente o Negroponte fala demais e é preciso buscar mais no fundo o que de fato significam suas palavras, foi assim quando criticou a Microsoft, a Intel e a própria comunidade Linux por fazer programas “inchados demais”. Parecia na época uma crítica típica de um “recém-vendido” à Microsoft, mas esta crítica foi feita num congresso de Software Livre e, interpretando-se no viés correto, era mais um apelo para a racionalização do código para que mais recursos coubessem no XO.

    Mas desta vez leio e releio tudo o que saiu neste dois dias e não encontro salvação no meio de tanta verborragia. A lógica possível parece que é a da concessão: durante todo o projeto muitos acordos pragmáticos tiveram que ser feitos, desde a AMD até a Red-Hat. No caso so software ampliou-se o espaço do Python em detrimento do Squeak, por exemplo.

    Mas até aí tudo bem, se seu principal parceiro e financiador tem desenvolvedores que trabalham melhor com uma determinada linguagem… fazer o quê?

    Mas aí o desenvolvimento atravanca, os seus parceiros não demonstram o mesmo empenho, não necessariamente porque deixaram de acreditar no projeto, mas principalmente porque o desenvolvimento exige mais empenho exatamente no momento que seus parceiros tem outros desafios pela frente. A AMD está na sua pior fase e praticamente já abandonava a linha de processadores móveis que equipam o XO quando o projeto começou, transformando-a numa plataforma sem perspectiva de desenvolvimento futuro.

    A Red-Hat tem seus próprios problemas com o acirramento da concorrência no filão corporativo, de onde tira todo o seu sustento (não se esqueçam que “tem Ubuntu na linha”).

    O mesmo pragmatismo em prol de uma causa maior (a educação do 3o mundo), pode agora se impor para o futuro da OLPC. Talvez, sendo pragmático, por ser uma fundação baseada exclusivamente na boa vontade de seus parceiros e colaboradores ela tenha chegado no seu limite e precise de outros acordos para sobreviver e “manter a causa”.

    O que eu tenho pena nesta história é que muito de nós achávamos que a aproximação com o Software Livre era ideológica e não pragmática.

    Em tempo: Walter Bender, o antigo presidente, promete continuar o desenvolvimento de produtos em software livre com o mesmo viés da OLPC. Vamos torcer por ele.

    Cadu, eu tenho a mesma opinião, só que somente em relação a escolas que não têm o mínimo de infraestrutura, ou seja, boa parte das escolas brasileiras. Onde já há uma infraestrutura básica, a inclusão dos laptops é uma ótima iniciativa.

    Expressei essa minha opinião nos comentários dessa notícia: http://br-linux.org/linux/olpc-computador-educacional-no-programa-do-jo

    Aliás, lendo os comentários da notícia, você verá mais um exemplo de que, quando faltam argumentos, sobram ataques pessoais. Fui chamado de egoísta, comodista. E não faltaram os que colocasse palavras na minha boca.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 12:50 am

    Colocar um sistema fechado num PC para uso escolar eh meio que uma bobagem.Tem o problema dos virus, da segurança, do preço etc. Para nao falar da liberdade.E no final das contas, o XP que vier no OLPC nao vai ser o mesmo que o XP de um micro de mesa/notebook. Sera que o destino do OLPC virou uma “escolha de Sofia”? Quem eh que esta fazendo o papel dos nazistas nesta versao?

    DSousa discordo de você, pois nunca botei fé alguma neste projeto, além de achar o designer dele horroso. Outra se é para falar mal agora do Linux e do software livre em geral, por que não usou Windows antes? Dá um tempo, é a mesma história do mané que sai do MIT e todo mundo o idolatra como se fosse um deus ou sei lá o que.

    Prefiro Bill Gates, Steve Jobs, Steve Wozniak, Paul Allen, Linus Torvalds e outros. Eles souberam fazer projetos de sucesso e não atribuíram seus fracassos aos outros.

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 6:27 pm

    Sinceramente, eu acho que o OLPC já era.

    Diogo (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 8:48 pm

    Quem sabe não vira o subnotebook da Microsoft?

    zer0c00l (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 11:12 am

    “É realmente uma pena pelas crianças, que deixarão de receber um aparelho que tinha tudo pra ser uma grande ferramenta de aprendisado.”

    Pelo menos no XP deve vir com um corretor ortográfico para evitar de escrever aprendizado com S. Pelo visto no Linux não tem um.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 27/04/2008 às 8:27 pm

    huahuahuahua, boa zerocool.

    O objetivo da Microsoft era levar o computador a ser um objeto comum na casa de cada pessoa e conseguiu isso (pelo menos nos EUA). Eu gostaria muito que algum projeto desse continuidade para esta missão.

    muito triste que o OLPC está fazendo água

Este post é antigo (2008-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.