Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OLPC: Computador educacional no programa do Jô


“Ontem (22/11/07) a professora Roseli de Deus Lopes do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP falou sobre o projeto OLPC no programa do Jô. A entrevista está disponível no site da Globo.”


Enviado por André Nascimento (andremossinatoΘgmail·com) - referência (video.globo.com)..]

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcelo "Bill"
Fantástico!!!!!!!!: Olha,

Só há uma palavra para descrever a entrevista.. FANTÄSTICA!!!!

Produto Fantástico, ela inteligentíssima e ainda por cima linda.

Colocou as colocações do Jô no chinelo...

O Julião (Cesar Neves) deve ter tido uma ótima noite de sono....


Comentário de usuariocompulsivo
Miopia: Pessoal, por favor só porque roda Linux não quer dizer que é bom!

Será que as pessoas a quem se destina o produto não tem outras necessidades mais basicas, como alimentação, acesso a saúde, escolas melhor equipadas (livros, carteiras, quadro-negro e giz...) além é claro de professores bem preparados e bem pagos.

Está se criando uma necessidade onde ela não existe. E nem deve existir.

UsuárioCompulsivo
Comentário de atf
Miopia e...: Mas... já imaginou o tamanho da comissão?
atf
LinuxUser#142898

Comentário de Clésio Luiz
Você precisa de óculos: Cara, uma coisa não tem nada a ver com outra. Pra estar na escola, a criança já precisa do que você falou. É óbvio que é preciso com urgência cuidar da pobreza no Brasil. Mas ao mesmo tempo só se gera renda, se faz um pais crescer economicamente e culturalmente com educação. O OLPC está aí para ajudar na educação. O sistema de educação hoje é estúpido e ultrapassado. Até o jeito que ensinam matemática está errado, ensinam do jeito difícil. Crianças que tem pais para em condição financeira suficiente para colocar os filhos em escolas particulares o fazem, já os pobres o jeito é jogá-los no ensino público. Aí quando aparece um projeto pra melhorar a educação das crianças pobres, parece uma anta como você pra falar besteira. O Brasil não melhora porque tem gente que não quer que melhore, e você é um deles.



"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Dyego Sousa
O que ele falou tem todo: O que ele falou tem todo sentido:

escolas melhor equipadas (livros, carteiras, quadro-negro e giz...) além é claro de professores bem preparados e bem pagos.

Enquanto houver crianças assistindo aula debaixo de árvore e com fome não faz sentido gastar rios de dinheiro com laptop. Além de professores ganhando 400 reais por mês e que têm que comprar o giz com dinheiro do próprio bolso, quando há dinheiro.

Que sentido faz eu ter um laptop na mesa da sala de aula (embora sem quadro e com professores sem formação superior) e não ter comida na mesa de casa?

O laptop tem muito a ajudar na educação, mas primeiro vem o básico.

Aí quando aparece um projeto pra melhorar a educação das crianças pobres, parece uma anta como você pra falar besteira. O Brasil não melhora porque tem gente que não quer que melhore, e você é um deles.

Num sei se você percebeu mas o que ele disse foi justamente algo pra melhorar a educação das crianças pobres. Direcionar bem o dinheiro.

Respeitar opiniões diferentes é muito bom.
Comentário de Wilson
Idade da Pedra: A muitos anos o homem deixou de utilizar a faca de pedra para utilizar a faca de metal como forma de torná-la ainda mais eficiente e produtiva. Na educação isso pode funcionar da mesma forma, ajudando a melhorar sua eficiência e produtividade. Reflita comigo. O comentário da miopia disse que, além de outras coisas importantes, que as escolas precisam de:
(...) quadro-negro e giz (...)

Parece que o autor do comentário está na idade da pedra (giz=pedra calcária). Míope são aqueles que só conseguem enxergar o que está perto. Tente enxergar além do que está à sua volta. Você se surpreenderá com os benefícios que isso pode trazer. Necessidades básicas? É importante se pensar nelas (enxergar o perto). Mas também é importante tornar as nossas crianças aptas a suprir suas necessidades básicas e as dos seus filhos no futuro (enxergar o longe). Mantendo a metáfora da oftalmologia, precisamos ser portadores de astigmatismo e de miopia, ao mesmo tempo, para construir uma perspectiva melhor para os brasileirinhos, além de, é claro, tornar essa construção a menos traumática possível. Isso foi apenas um comentário de um Cientista da Computação que acredita que a Computação pode ser uma ferramenta de grande apoio na empreitada dos nossos Guerreiros Professores, desvalorizados pelo Estado, de levar educação de qualidade a todo o Brasil.
Comentário de Dyego Sousa
A implatação do projeto no: A implatação do projeto no Brasil não prevê a substituição do quadro e do giz (em breve), mas sim como um auxílio no ensino das disciplinas. Vai demorar bastante tempo até que um aluno no Brasil possa assistir uma aula sem um quadro. E, no momento, não há tecnologia nem recursos pra tornar isso realidade nas salas de aula brasileira. Nós não devemos imaginar como deve ser daqui a 5, 10 ou 15 anos, mas sim como pode ser agora.

Então, vamos começar pelo básico e garantir condições mínimas pra que os professores possam dar suas aulas. Investir na qualificação dos professores, pagar salários um pouco maiores do que o ridículo que é pago atualmente. Garantir sala de aula (não de lata ou embaixo de árvore) e vagas pra todas as crianças pra então pensar em melhorar ainda mais essas condições. Não sei se você sabe mas na cidade de São Paulo ainda há déficit de vagas no ensino básico (ou pelo menos havia até bem pouco tempo). Há mais alunos (ou candidatos a) do que vagas. Então nós devemos chegar pra um aluno que não conseguiu se matricular numa escola, e que mal tem o que comer e dizer que ele não pode estudar porque o governo resolveu investir na compra de laptops ao invés de garantir vagas suficientes pra todos.

Eu tenho uma tia que trabalha numa escola do interior do Ceará e dá aula pra crianças de primeira a quarta série. Só há uns 4 ou 5 anos atrás ela ele concluiu um curso universitário, que fazia parte de um programa do governo estadual pra qualificar os professores. Isso depois de mais de vinte anos dando aula. Lá, pra que você possa dar aula de qualquer disciplina pro ensino médio, basta que você tenha concluído o próprio ensino médio.
Comentário de Arauca
Mto bom o vídeo, e mto: Mto bom o vídeo, e mto simpática a professora!

Pena que o vídeo parece acabar antes do final da entrevista.
Comentário de tiaggs
Dyego Sousa existem algumas: Dyego Sousa existem algumas partes do Brasil que são bem pobres mesmo sempre em alguma parte haverá algum politico que desvia parte do dinheiro para outras coisas, que eu saiba totos aqueles miseráveis lá recebem o tal bolsa escola, e vão ter que receber esmola para o resto da vida se não aprenderem outra coisa na escola, por isso não justifica excluir tecnologicamente as crianças. Aqui na minha região por exemplo vá ao estacionamento de qualquer colégio e verá os carrões dos professores coitadinho que ganham tão mal.......para você ver, que aqui nenhum professor deixa de andar de carro do ano só porque alguns passam fome no nordeste.
Comentário de maiconfaria
Cara, belo comentário !: Cara, belo comentário !
Tem um pessoalzinho que só reclama mesmo, fazer o que, temos que aturar !

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de Fábio Rodrigues Ribeiro
Ouvi uma vez que a educação: Pode até resolver a maioria dos conflitos que existe na sociedade, desigualdades e demais fatores.

Por que um laptop para uma criança e não comida para um adulto nos dias atuais? Ele estão pensando para o futuro da civilização, da nossa sociedade... para que muitos de nós que beira a casas dos 30 anos vejam quando estiverem aos 60 o que preparamos para este futuro, enquanto ouvi uma citação em uma novela da "globo"(despreze pois tudo o que eles falam é pura balela, sei...) que acredito ser muito importante mas não confirmo se realmente de fato aconteceu "Isso que você está fazendo garante o prato em sua mesa somente hoje e não o de amanhã"

Sobre o notebook é só mais uma ferramenta pedagógica, eu testei o sugar, muito amigável para desenvolvimento de nossa criançada, por ex: fará com que o alunos entre em conteúdos como wikpédia... mas é claro que ele pode desviar do proposto, pois neste muito tudo é possível e cabem aos pais e mestres com naturalidade fazerem com que este desvio abolido com aulas mais proveitosas e divertidas. Neste mundo que "toda" criança vive um jogo em seu video-game.

Não é a toa que muitos investem, até gente com renda muito abaixo, em educação privada para seus filhos com a esperanças de dias melhores do que estão vivendo.

Minha posição: POSICIONO NESTE LADO em prol do ensino e instrumentação e capacitação de pessoal para aproveitar esta nova ferramenta, pois a necessidade de um debate é pela imparcialidade dos leitores do br-linux pois dele podemos preparar um futuro muito promissor para próximas gerações e não para que ele passem fome com muitos passam hoje em dia.

PS: Corea Sul só é promissora por causa de seu ensino. Se isso é possível, buscaremos a garantia de que o ensino esteja de acordo com a necessidade da sociedade, ou preferem ficar esperando sentados em suas cadeiras?
Comentário de EthraZa
Parem de complicar...: Parem de complicar... na verdade é muito simples...
O governo não tem condições, nem disposição pra "comprar" comida pra todos os pobres do Brasil, afinal são muitos.
Ja se perguntaram por que eles são pobres e famintos? É por que o governo não bota comida na mesa deles?
O governo também não bota comida na minha mesa!
Dai você diz: - Ah, mas você teve oportunidades na vida, seu pai sempre te deu de comer, estudou em boas escolas, fez faculdade...
Ai eu digo: Estudei em escolas públicas. Se fiz faculdade, foi com meu trabalho, meu suor!
Mas admito que tive oportunidades na vida que outros (os pais desses que estamos falando) não tiveram... sempre tive computador em casa, desde que nasci (naquele tempo era um TK ainda). Hoje trabalho com Linux, rWindows, Redes, Hardware e o que vier relacionado a isso e mais o que fui estudar na facul (Design). Sendo assim o governo não precisa por comida na minha mesa nem vai precisar quando meus filhos vierem. Eu vou prover as necessidades e oportunidades dos meus filhos. Vou dar comida, roupas e carinho. Vou dar computador (com Linux né), internet e o que mais inventarem.
Agora você vem dizer que só porque o cara não teve oportunidade na vida, os filhos deles também não podem ter?
Vamos dar comida a eles e mante-los ignorantes, assim os poucos ricos do Brasil vão poder continuar ricos e os pobres vão continuar pobres.
Acredito que não temos que dar peixe nenhum pra eles! Temos que ensina-los a pescar.
O governo não paga nem instrui os professores de pescaria adequadamente é seu próxima argumento?
Então vamos negar-lhes a vara e a linha por causa disso? Ou vamos dar-lhes a vara e a linha assim mesmo, dando-lhes a oportunidade de lutarem pelos que lhes foi negado e aprender sozinhos como pescar. Afinal são pobres e famintos, não são débil mentais.
O OLPC á a resposta pra todos os problemas? Não! É só uma vara e uma linha!
Agora se mesmo assim você acha que tem que dar comida na boca deles... tudo bem, esse é o espírito do livre arbítrio. Então me responda uma pergunta... Quantas cestas básicas você distribui para os necessitados por mês? Ja fez isso alguma vez? (Um ou outro pode dizer que fez, mas isso é uma excessão e não uma regra.)
Resumindo: De o fruto e eles vão comer... de a semente e eles vão plantar, para eles e seus filhos não dependerem mais de frutos doados de ninguém.
Comentário de andretomasi
Comentário: Fui só eu que achei que pegou muito mal o comentário do Jô "mas isso é pra macaco usar"?

André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86
Comentário de Dyego Sousa
Nós não estamos falando de: Nós não estamos falando de colocar comida na mesa deles, estamos falando de garantir condições mínimas de estudo, como professores qualificados, e uma infraestrutura decente, pra, a partir daí, dar o passo seguinte, como equipar essas escolas com computadores, laboratórios, etc.

Tudo deve ser planejado e no tempo certo. Começando pelo primeiro degrau e não pelo último. Se essas condições mínimas não forem atendidas, o XO pouco ajudará. Será uma maquininha que fascina professores e crianças analfabetas escolarizadas, que mal sabem o que fazer com ela.

O XO está sendo testado em escolas com uma infraestrutura descente e professores que estão sendo capacitados pra tirar o máximo do potencial dele numa sala de aula (a entrevista mostra um pouco disso). É por isso que nesses testes ele vem sendo bem sucedido. Coloque ele na mão de um professor sem nenhuma capacitação com o mesmo e numa sala com goteiras e alunos famintos e você verá que eles não saberão pra onde correr.

A linha e a vara que algumas escolas precisam no momento são sala de aula e carteiras. Depois ensina-se os professores a pescar e eles estarão prontos pra passar o seu conhecimento pros alunos. A partir daí, da-se o próximo passo, incrementando essas escolas com laboratórios e computadores, sem esquecer de qualificar os professores pra usufruir desses recursos.
Comentário de allanvaliati
Seria uma boa alternativa,: Seria uma boa alternativa, desde que levada a sério. Como estudante (e pessoa) digo que o computador é peça fundamental na minha vida.

Não sei como funciona a logística mas acho que pequenas iniciativas, como a criação de uma biblioteca e videoteca virtuais já compensariam a maior parte dos gastos com o projeto, além da óbvia capacitação dos professores.

Caso contrário há o risco de haver uma mecanização do ensino, afinal, programas esperam respostas pré-determinadas.

Suprimir a criatividade e o livre arbítrio pode ser o começo da utilização da educação como mais um meio de manipular o povo. Pensando por outro lado, qual é o uso que as pessoas tem do computador ? E da televisão, do jornal, dos livros, do rádio...










Comentário de eje del mal
Filósofos Gregos: Eu sou mais o estilo dosantigos filósofos gregos, que ensinavam ao ao livre erabiscavam com galhos de árvore na areia. Escola pra que? precisa de tijolo, cimento, carteiras, pessoal administrativo,etc... As pessoas deveriam aprender com a vida, perguntando umas as outras as suas necessidades de conhecimento, o necessário só para se alimentar. O mundo seria muito melhor assim.
Comentário de eje del mal
Vantagens: O OLPC tem muitas vantagens. Poderiam facilitar a divulgação de material didático pelo governo, o mesmo poderia ser desenvolvido pelos professores moldado nas experiências de sala de aula, poderia ser compartilhado entre escolas, as escolas poderiam compartilhar testes e provas, etc. Mas eu ainda vejo outros usos. Poderia se usado, por exemplo, para transmitir informações sobre epidemias que ocorram em regiões incomunicáveis da floresta amazônica (já que é mais resistente a intempéries que um notebook), utilizando rádios do exército como infra-estrutura. É só ter criatividade...
Comentário de maiconfaria
Então vamos fazer o: Então vamos fazer o seguinde:, não compramos o OLPC por que as escolas tem outra prioridade.
Mas esperaremos quantos anos até que estas prioridades sejam satisfeitas ?

Na verdade a prioridade é dar oportunidade para as crianças, melhorar salas de aulas, qualificar e principalmente pagar melhor os professores dependes de muitas instâncias ( executivos e legislativos municipais estaduais etc ), o que dá pra ser feito imediatamente é isso, então acho que devemos fazer !

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de jrstravino
Também acho, a a Prof.ª: Também acho, a Prof.ª Roseli foi perfeita, conseguiu fugir das perguntas idiotas do Jô com inteligência e simpatia...
Tecnologia Livre
Comentário de Dyego Sousa
Então vamos fazer o: Então vamos fazer o seguinde:, não compramos o OLPC por que as escolas tem outra prioridade.

Corrigindo: Não compramos o OLPC AGORA, até que outras necessidades mais básicas sejam atentidas, sob o risco de que, o comprando agora, ele não surta o efeito esperado pela absoluta falta de infraestrutura básica nas escolas.

Repito: Se ele for comprar agora, em muitas escolas ele não será muito mais que uma maquininha quase inútil que fascina professores, crianças e nós que olhamos de fora.

Mas esperaremos quantos anos até que estas prioridades sejam satisfeitas ?

Primeiro, exija dos responsáveis que tais prioridades sejam satisfeitas com investimento e trabalho, depois passamos pras prioridades seguintes.

O OLPC é fascinante e tem muito a ajudar, mas ele vem pra contribuir com um modelo de ensino que já deve estar montando, não substituí-lo.

Isso me faz lembrar quando membros da FAB viajaram pelo mundo pra avaliar os caças disponíveis para compra pela força aérea. Na Rússia eles encontraram os Sukhoi e ficaram fascinados com as suas características, entre elas a capacidade de transportas armas nucleares. E foi essa o caça recomendo pela FAB, em detrimento dos Mirage que foram comprados depois pelo Governo. Mas espera aí... caça com capacidade de transportar armas nucleares pra um país que não tem armas nucleares? Primeiro o asfalto, depois o carro. Não acha?
Comentário de tiaggs
Desisto !: Cara eu desisto se vc quer continuar com seu pensamento comodista que tudo esta bom do jeito que esta, tudo bem eh opinião sua, primeiro só esclarecento a FAB comprou caças para defender o espaço aéreo nacional mesmo, não para transportar armas nucleares, já que os unicos caças que tinha por aqui eram dos anos 60, mas claro né um desperdício tudo desperdício deveriam gastar o dinheiro dos computadors educacionais para algo mais útil como os
target="_blank">Deputados ou com o target="_blank">Mula seria muito melhor e que os coitado que esperem.
Comentário de Dyego Sousa
Você percebeu que eu disse: Você percebeu que eu disse pra gastar o dinheiro dos computadores com a própria educação? Ou eu vou ter que repetir?

Quando foi que eu disse que tudo está bom do jeito que está? Eu achei que eu tinha dito justamente o contrário. Que boa parte do ensino público está péssimo e que a preocupação no momento deve ser tirá-lo dessa situação, pra só então, introduzir um novo (e caro) avanço, o OLPC.

Quanto aos aviões da FAB, talvez você [novamente] não tenha entendido, mas eu disse que os Sukhoi eram a opção errada e os Mirage, a opção certa.

Um conselho: da próxima vez que ouvir uma opinião divergente da sua, não tente colocar palavras na boca do seu interlocutor. Isso é coisa pra Hugo Chavez, Fidel e afins. Apenas aceite como uma opinião divergente. Isso é parte do que nós chamamos de democracia.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u348347.shtml
Comentário de tiaggs
Eu quis dizer que se o: Eu quis dizer que se o dinheiro não for gasto com os laptops certamente será desperdiçado em outra area, e não ira para a educação, certo...com relação ao caças eu respondi o que eu sei, não pesquisei nada na internet, e sei que os Mirage não foram feitos para patrulhar grandes territórios por ter pouca autonomia de voo, já os caças russos foram feitos para voar por mais horas sem abastecer por que ele tem um grande território como o nosso pais. para finalizar não gosto de Hugo Chavez nem de Fidel e estou apenas argumentando com você, respeito sua opinião mas acho que não deveria ser tão egoísta, tente imaginar se vc fosse uma dessas pessoas, iria ficar contente em viver assim.
Comentário de Dyego Sousa
Até onde vai isso?: Se eu tô propondo que o dinheiro seja gasto com a própria educação, num tem nada de egoísmo nisso.

Só discordamos da maneira que ele será gasto. Você acha que ele seria melhor gasto com os laptops, eu acho que seria melhor gasto pra melhorar as condições atuais precárias de educação, pra só então melhorar esta com novas tecnologias.

Nós estamos discutindo de que maneira essa verba ajudará MELHOR as crianças, e não qual delas não ajudará. Ponto.

Eu quis dizer que se o dinheiro não for gasto com os laptops certamente será desperdiçado em outra área, e não ira para a educação

Eu duvido que seja destinada uma verba extra pra educação pra compra desses laptops. O dinheiro pra compra deles sairá da própria verba atual da educação.
Comentário de edempoa
Pensei que só eu que via o: Pensei que só eu que via o projeto como uma economia.

O que o governo economizaria tendo estes notebooks, só deixando de comprar livros de papel?

O que custa mais caro? Um bom dicionário ou o OLPC? Qual dos dois dá acesso a mais informação?


Comentário de Cofor
Videos da globo.com: Só pode assistir se estiver usando Windows :(
Comentário de Dyego Sousa
Ou linux com os codecs: Ou linux com os codecs devidamente instalados.
Comentário de bebeto_maya
OLPC: Atalho para a educação de Qualidade!: Li vários comentários acima, na minha opinião o OLPC é importante exatamente pelo fato de que a maioria de nossos professores são desqualificados e desinformados...

Sim, É uma ferramenta compensatória, através dela, milhões de crianças terão acesso a informações que seus professores não podem ou não conseguem passar, descobrirão novos mundos, acesso a Wikipedia, eventos e conteúdo culturais, livros grátis em formato PDF etc...Muito me espanta ver gente criticando uma ação afirmativa e inclusiva com o argumento de que os pobres não tëm o que comer...Alimentar uma criança pode ser bem mais caro. Equipar as escolas, melhorar o salário dos professores, treiná-los...

O OLPC é um atalho para a educação sem alienação. Uma educação que nem eu tive...Pode ser uma ponte para a Universidade...Bem melhor que formar mão-de-obra barata em cursos técnicos por aí a fora, sem qualquer perspectiva de projeção e progressão profissional.

Para mim, está claro: Ser contra o OLPC é ser a favor da concentração de conhecimento e da riqueza que ele representa. Uma reforma estrutural na educação desse país é necessária: Merenda escolar, bolsas-auxílio, boa-educação, professores treinados e bem remunerados, educação técnica e tecnológica com foco na Universidade.

Ser contras o OLPC é pior que não dá um brinquedo a uma criança simplesmente porque ela é pobre e passa necessidades alimentícias...É rídiculo.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Dyego Sousa
Para mim, está claro: Ser: Para mim, está claro: Ser contra o OLPC é ser a favor da concentração de conhecimento e da riqueza que ele representa...

Ser contras o OLPC é pior que não dá um brinquedo a uma criança simplesmente porque ela é pobre e passa necessidades alimentícias...É rídiculo.

Os seus argumentos anteriores eu respeito, mas esse tipo de argumento "Ou você concorda comigo ou você é o próprio Diabo." é simplesmente ridículo. Mas é engraçado eu devo admitir.

É como "Se você é contra Chaves é contra a Venezuela."

E não nós esqueçamos daquele da época do Regime: "Brasil, ame-o ou deixe-o", ou seja, ou você é a favor do Regime ou é contra o Brasil.

E tem mais uma "Ou você é a favor das cotas pra negros, ou é racista".

Faça-me rir.

Pare de querer condicionar a virtude das opiniões alheias a concordância delas com as suas.
Comentário de arkanjo
Alguns criticam o fato de: Alguns criticam o fato de investir em computadores e não em comida...
Me digam uma coisa, por quantos dias uma criança come com os qs U$200 que é o valor deste laptop....

Agora me digam, sabendo informatica tendo uma educação de nivel melhor, qual o salario que essa criança poderá conseguir qd crescer ???

É aquele proverbiam, não estão dando o peixe, mas sim ensinando a pescar...

Sou a favor.
Nos testes feitos ja mostrou resultado, a ideia nos testes e deixar a internet livre, e mesmo assim as crianças invez de ficar no orkut ou algo assim, prestaram mais atençao na aula e seguiram as instruções do professor...
O comentario de uma das crianças foi que a aula fica mais interessante com o computador e eles vendo melhor as explicaçoes com sites e videos....
Comentário de bebeto_maya
"Os seus argumentos: "Os seus argumentos anteriores eu respeito, mas esse tipo de argumento "Ou você concorda comigo ou você é o próprio Diabo." é simplesmente ridículo. Mas é engraçado eu devo admitir."

Foi uma figura de linguagem no contexto de exaltação...Perdoe-me pela margem para interpretação dúbia.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de jeffmaurici
É medo?: Cresci assistindo a classe acadêmica brasileira lutando por ideais sob cassetetes, cavalaria, tropa de choque de um regime ditatorial, inimaginável nos dias de hoje.

Entristece-me vê-la hoje inanimada, salvo esporádicos, restritos e localizados movimentos.

Enquanto tiver dedos (e conexão) continuarei a desafiar:

http://mobeduc.blogspot.com/2007/11/do-uso-de-laptops-pelas-crianas-e-nas.html

e a Carta aos acadêmicos de TI em:

http://br-linux.org/linux/com-us-399-voce-pode-encomendar-seu-laptop-de-us-100-do-olpc-hoje-mesmo#comment-75117

Sds

jeffmaurici@yahoo.com.br

Comentário de jeffmaurici
Perfeita...: ...foi a resposta ao episódio do aluno que filmou a irmã no banho:

1. encarar a situação com a naturalidade que merece, afinal nascemos todos nús, mas não pedófilos!

2. usar o episódio para questionar ao grupo envolvido o que é certo, o que é errado e sob que ponto de vista (não é esta a função do educador?).

Estranho mesmo foi a presença do ClasseMate da Intel, cuja saída foi questionada pelo Jô, no começo da entrevista.

A produção esqueceu de avisar ao Jô que, apesar de concorrente no processo licitatório, o produto da Intel não estava incluído no projeto - XO da OLPC/UCA - monitorado pela Profª.

Sds

jeffmaurici@yahoo.com.br

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004