Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O Estado Atual dos Multiterminais

“Um multiterminal, ou multiseat, é um computador que possui múltiplos conjuntos de dispositivos de entrada e saída que podem ser associados de forma a oferecer terminais independentes. Este artigo apresenta a arquitetura gráfica dos computadores atuais, mostrando que esta é inadequada para o modelo do multiterminal. Também são apresentadas as alternativas existentes para implementar multiterminais. Considerando os problemas das soluções já existentes, são apresentadas duas
novas alternativas para implementação de multiterminais.”

Enviado por Tiago Vignatti (tvignattiΘgmail·com) – referência (web.inf.ufpr.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu sei que dá para construir máquinas multiterminais com uma ou mais máquinas usando somente Software Livre. Inclusive na biblioteca da Matemática aqui da UFC temos uma excelente solução com LTSP que já figurou aqui no Br-Linux.
    Eu acho essas soluções muito legais, gostaria até de implementar um dia. Mas por outro lado, eu acho que dá para aprofundar a economia utilizando soluções baseadas mais em hardware e menos em software, como em thin-clients. Acho uma boa solução para laboratórios e bibliotecas.

    Tiago Vignatti (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 1:47 pm

    Aqui na UFPR usamos uma mistura de thin-client com multiterminal. Infelizmente não tenho documentação pra apontar pra vc, mas posso dar algumas dicas se você quiser por email.

    abraços,

    Alexandre (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 4:52 pm

    Os caras da Ufpr podiam fazer várias coisas simples que melhorariam bastante as soluções deles em multiterminais.

    Era muito comem ver mouses e teclados desconfigurados. Era só reiniciar a máquina que tinha que refazer todas as configurações. Enquanto se amarrasse na posição física da porta essa tarefa não ficaria a cargo do usuário.

    Outro defeito que eu vi. Por exemplo o aplicativo que lê os mouses e teclados pergunta quais os dispositivos devem controlar cada tela. Poderia (por exemplo num multiseat com 4 terminais) perguntar pra 3 terminais porque no último só vai restar uma combinação. Até onde eu vi ele perguntava pros 4 terminais.

    Porque os picaretões lá do c3sl não pensaram nisso eu nao sei.

Este post é antigo (2008-03-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.