Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Universidade Federal do Ceará anuncia adoção de laboratório LTSP

O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará iniciou o funcionamento do laboratório da Biblioteca departamental usando como base GNU/Linux (Slackware) e LTSP. O sistema disponibiliza ferramentas de escritorio (OpenOffice2.0) , navegação de internet (Firefox), programação (Eclipse, NetBeans, Lazarus e Kdevelop) e de editoração de trabalhos científicos (Kile, Tex\Latex) para a comunidade acadêmica. Com a implementação do laborátorio utilizando Software Livre houve uma economia de 65% com hardware e software em relação ao valor inicial, que previa usar software proprietário. Maiores informações podem ser obtidas no link.” A nota foi enviada por Paulo Abner Aurelio Mesquita (abnerΘmat·ufc·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Parabéns: Os responsáveis por esse laboratório estão de parabéns. Eu já tive a oportunidade de visita-lo e ver o excelênte trabalho que foi feito.
A customização da distribuição ficou muito boa.
Eu espero que um dia nos da Computação da UFC tenhamos um laboratório assim tão bom.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de ???
legal silveira não sei dizer: legal silveira não sei dizer como estão os lab de informatica da UFC, mas eles devriam se preocupar em trocar as máquinas, amigos me falaram que ainda tem 486 lá nos labs, e pela experiência que tive rodar linux em máquinas sem muitos recursos é um pesadelo...
Comentário de Marco Diego Aurélio Mesquita
LTSP deixa a rede bem independente do desempenho dos terminais: O LTSP permite que os terminais sejam somente suficiente para rodar o X. Todo o resto do processamento é feito no servidor. Foi o que permitiu ao labotarório atingir um decréscimo tão siginificativo do tão falado TCO. Um 486 é suficiente para um terminal LTSP. Há um trecho no site que diz:
"
(...)
18 terminais (AMD Sempron 2200+, 128Mb DDR, placa de rede com uma eeprom e software Etherboot instalado). Lembrando que as configurações usadas pelos terminais estão superdimensionadas, motivo de não ter sido encontrado hardware inferior para ser comprado.
"
Comentário de Manoel Pinho
Máquinas velhas: Eu uso Pentiums 100 e 133 com 16 ou 32 MB de RAM como terminais e dá para rodar TUDO que tem direito (OpenOffice 2.0, kde 3.4, etc) e até mais rápido do que num desktop normal porque quando várias pessoas usam um programa grande como o OpenOffice em um micro compartilhado e com bastante RAM, as próximas execuções já encontram o código em RAM, o que elimina o carregamento demorado do programa do hd.
Comentário de curioso
Terminais Multimídia: Como vcs estão fazendo para utilizar terminais com som e navegar bem no FF em sites com banners? (no meu desktop, algumas animações consomem quase 100% de cpu)

E Pen-Drives? (é assim que se escreve?) - simplesmente montando via rede (NFS)?
Comentário de Ogeniz Façanha Costa
Terminais Multimídia: É possível configurar e fazer uso de som, aqui decidimos não configurar, mas é perfeitamente possível, no site do projeto ltsp http://www.ltsp.org tem alguns docs ensinando o caminho das pedras, quanto ao firefox esse problema não tem nos afetado, para pendrives tem um esquema bem detalhado em http://www.skolelinux.no/~klaus/newnotater/x2714.html
Comentário de Paulo Abner
Vimos que a utilização de p: Vimos que a utilização de pen-drivers é bem viável mas nao adotamos, pois estava no perfil do projeto que todas os arquivos de usuarios deveriam ser salvos em contas de e-mails gratuitas como yahoo, hotmail ..., Vimos também que se fossemos usar uma gravadora não teriamos bons resultados, pois a gravação seria via rede e poderia ocorrer um esvaziamento de buffer
Comentário de Eduardo Linux
Muito legal: Realmente é pra mim muito interessante saber que cada vez mais se usa este modelo (de thin clients) que é tão interessante, mas aparentemente tão pouco conhecido.

Melhor ainda seria se o pessoal fizesse do zero em vez de usar LTSP; assim, além de a distribuição - seja qual for, ou mesmo outro *NIX - ficar mais pura, não seria necessário acrescentar nada de extra além das próprias ferramentas do sistema operacional.

Inclusive, se precisarem de um help pra fazer isso, posso ajudar: elisboa, lá no superig (com br).
Comentário de Ogeniz Façanha Costa
O LTSP pode ser usado em conj: O LTSP pode ser usado em conjunto com qualquer *NIX, o processo é o mesmo de executar uma aplicação no AIX(PowerPC), Solares(Sparc), por exemplo, e o display ser visto em um pc com Debian GNU/Linux, por exemplo, a mágica está no X window System, no Xdmcp para ser exato, este quem torna essa salada de sistemas e arquiteturas estarem integradas. Quanto a um from scratch, penso que o kernel do freebsd seja melhor adequado para isso, mais enxuto, organização de interfaces e drivers mais coesos, isto é minha opinião.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004