Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Licenças: FSF lança a GNU FDL 1.3; BR-Linux continua usando a versão 1.2

A Free Software Foundation lançou a versão 1.3 da Free Documentation License (FDL), com algumas mudanças que incluem maneiras de acomodar o interesse da Wikipedia em usar uma solução mista que inclui também a licença CC-BY-SA, além de alguns dispositivos cuja ascendência pode ser traçada até a GPLv3.

A convivência pacífica e mutuamente benéfica com as licenças do Creative Commons, do qual sou participante contribuinte, é digna de nota elogiosa, especialmente se considerarmos posicionamentos anteriores do fundador da organização, como expresso na notícia anterior “Richard Stallman volta a afirmar que as licenças Creative Commons são inaceitáveis para ele“. Mas a aparente mudança de ponto de vista sobre o CC não é propriamente uma novidade, considerando que podemos encontrar, em seu blog no site da FSF, material recente de Richard Stallman disponibilizado até mesmo sob uma licença Creative Commons que não permite trabalhos derivados, tais como traduções.

Sou também associado da FSF, mas prefiro publicar meus textos sob licenças que permitem trabalhos derivados, embora acredite que outras pessoas da comunidade possam preferir licenças mais restritivas. O conteúdo textual original do BR-Linux (de minha autoria ou submetido por outros autores) é licenciado desde o final do século passado pela FDL 1.2 (veja os detalhes nos Termos de Uso do site. Estou satisfeito com a licença atual, portanto ela fica mantida.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.