Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BR-Linux no caderno ‘Dinheiro’ da Folha de SP desta sexta

É isso mesmo, o BR-Linux está hoje novamente na edição impressa da Folha de São Paulo – é a segunda vez desta semana, a outra foi na quarta-feira, falando sobre compatibilidade de hardware.

A de hoje foi um assunto bem diferente, no papel de fonte para comentar e repercutir os anúncios de ontem da Microsoft.

Depois eu dou um jeito de scannear e atualizo aqui na notícia, mas por enquanto vou tentar apenas resumir. O caderno Dinheiro trouxe duas matérias sobre o assunto, uma delas trazendo os detalhes sobre o anúncio em si e citando fontes internacionais, e a outra, intitulada “Mudança garantirá mais liberdade para usuário comum, afirmam especialistas” (autoria de Camila Rodrigues e Gustavo Villas Boas) repercute e investiga opiniões sobre causas e efeitos.

A matéria inicia citando o Bruno Souza, da Open Source Initiative, falando sobre a prática da Microsoft em relação a padrões: ‘Um exemplo é a navegação na internet. Sites criados em ambiente Microsoft e testados apenas para o seu navegador, o Internet Explorer, muitas vezes funcionam com falhas até em programas populares, como o Firefox, observa Bruno Souza, da Open Source Initiative, uma organização internacional sobre software livre. “A Microsoft sempre fez alguma coisa diferente do padrão, para prender o usuário no ambiente deles”, diz Souza. A comunidade de código aberto ou software livre cria programas com a estrutura acessível, que podem ser modificados e distribuídos livremente.’

Aí vem o trecho cuja fonte é o BR-Linux, via entrevista:

Para Augusto Campos, do site BR-Linux, “o anúncio não é perfeito, mas vai na direção certa: mais desenvolvedores vão poder criar softwares que conversem mais com os aplicativos da Microsoft”.

“Mas a empresa não está abrindo seu código, apenas informando padrões de funcionamento e como programas de outras empresas podem usar recursos do sistema operacional Windows e de softwares da Microsoft”, disse Campos.

O fecho é uma visão positiva sobre o amadurecimento do software livre no mercado: ‘Especialistas vêem na ação da Microsoft uma reação a pressão de outros desenvolvedores e usuários de aplicações em código aberto. “O software livre amadureceu, não é visto como coisa de universitários. A IBM, o Google, a Sun e, recentemente, a Apple, por exemplo, foram nessa direção. Quem não fizer isso perderá mercado”, diz Odemir Bruno, livre-docente de computação da USP.’

Saiba mais (folha.uol.com.br). Os links são exclusivos para assinantes do jornal ou do provedor UOL.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Agora falta só o bannerzinho da Folha de São Paulo! Achei legal esta parceria…

    Meus parabéns Augusto! É sempre bom ver vozes sensatas ganhando representatividade na mídia. E você sempre foi uma das vozes mais sensatas que achei na comunidade brasileira de SL.

    Parabens Augusto. É o reconhecimento pelo seu trabalho. Aproveitando o embalo, aquele contato da revista Info transformou-se em matéria este mês. Dê uma conferida.

    []s

    Que bom, Adilson! Comprei ja, quando eu ler, vira cobertura no BR-Linux também :)

    por falar em dinheiro, depois que se associou ao meiobit o blog tá cheio de ads e M$ fanboys. daqui a pouco aparece um banner com M$ FUD. Ah, não, espera! Agora ela é aliada, uma empresa antenada com novos tempos. até ganhar a confiança da moçada e todo mundo estar programando em .NET ou mono…

    m$ fanboys do meiobit , imagina aquilo tem ate manual, fizeram engenharia reversa no FAQ do augusto, e descobriram como fazer ao contrario!
    http://br-linux.org/linux/flamefaq

Este post é antigo (2008-02-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.